Regras do futebol: conheça!

Em Geral por André M. Coelho

As regras e regulamentos do futebol são mantidos e atualizados anualmente pelo Conselho Internacional da Associação de Futebol (IFAB). O conselho é composto por oito membros, quatro dos quais vêm da FIFA e os outros quatro vindos da Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales – todos os países que contribuíram para o desenvolvimento do esporte.

O livro de regras publicado pela FIFA tem 140 páginas, o que é um pouco ambicioso para o jogador casual que está apenas se familiarizando com o jogo. Por esse motivo, preparamos uma versão simplificada abaixo que deve permitir que você aprenda as regras básicas do futebol.

Leia também

Também é importante observar que, embora a FIFA publique um conjunto estabelecido de regras, elas são frequentemente modificadas pelas ligas e organizações nacionais e regionais.

Com isso, você deve garantir que você consulte seu treinador, colegas jogadores ou gerente da liga sobre quaisquer regras que se desviem da norma. •

Regras do futebol

Atualmente, o IFAB reconhece 17 regras do futebol que são o padrão para qualquer partida profissional ou internacional disputada. São as regras mais básicas para você começar a jogar ou entender o esporte em qualquer partida que estiver acontecendo, te ajudando a compreender melhor o esporte.

Vamos às regras.

Regra 1: campo de jogo de futebol

O futebol pode ser jogado em grama ou gramado artificial, mas a superfície deve ser de cor verde. O campo deve ter uma forma retangular e distintamente marcada por duas linhas de gol curta e duas linhas de toque longo. O campo é dividido em metades, separadas pela linha interna, que vai dos pontos médios de cada linha de toque. No ponto médio da linha interna, há um ponto central marcado cercado por um círculo central forrado com um raio de 10 jardas. Os jogadores adversários não podem entrar neste círculo durante o pontapé inicial da equipe. O comprimento da linha de toque deve ser maior que o comprimento da linha de gol.

Os comprimentos da regulamentação são:

Linha de toque: mínimo de 90 metros (100 jardas), máximo de 120 metros (130 jardas)

Largura (linha de gol): mínimo de 45 m (50 jardas), máximo de 90 m (100 jardas).

Em cada extremidade do campo, há um gol de oito jardas centrado no campo.

Seis metros de cada poste de gol ao longo da linha de gol e seis jardas para o campo (perpendicular à linha de gol) é a caixa de gols.

Estendendo-se 18 jardas de cada poste de gol ao longo da linha de gol e 18 jardas para o campo (perpendicular à linha de gol) é a caixa de penalidade.

Em cada um dos quatro cantos do campo, há uma bandeira de canto de um metro e meio de altura.

Regra 2: a bola de futebol

Uma bola de futebol deve ser de forma esférica e feita de couro ou outro meio comparável. Sua circunferência deve estar na faixa de 27 a 28 polegadas. Essa regra é aplicável apenas a partidas oficiais sancionadas, pois as ligas de jovens geralmente empregam o uso de uma bola menor que é mais adequada às crianças.

Regras para o futebol

O futebol é o esporte mais popular, e conhecer suas regras vai te deixar um passo à frente de seus amigos fãs do esporte. (Imagem: Pinterest)

Regra 3: O número de jogadores

As partidas geralmente são jogadas por dois times de 11 para um lado. O goleiro está incluído no total de 11 jogadores. Se uma equipe não pode estar em campo pelo menos sete jogadores no horário da partida, o jogo será perdido. Equipes com menos de 11 anos, muitas vezes podem ser vistos em ligas de jovens, onde equipes menores são usadas como uma ferramenta de desenvolvimento.

As partidas sancionadas pela FIFA geralmente são limitadas a três substituições por partida, com exceção de partidas amigáveis. A maioria das ligas de jovens permite um número ilimitado de substituições, que também devem ser listadas no cartão de jogo antes do início da partida, caso contrário, esses jogadores não serão elegíveis.

As substituições só podem entrar na linha interna, após a aprovação do árbitro, e depois que o jogador que está sendo substituído deixou o arremesso. O goleiro pode ser substituído por qualquer pessoa em campo ou qualquer substituto elegível no banco durante uma paralisação do jogo.

Regra 4: o equipamento dos jogadores

Todos os jogadores são obrigados a usar uma camisa, shorts, canecas, meias e chuteiras. As meias devem cobrir completamente os guardas da canela. Se o árbitro considerar insatisfatório de um jogador, o jogador poderá ser enviado até que o problema seja remediado.

Regras 5 e 6: o árbitro de futebol e seus assistentes

O árbitro é a autoridade em campo, e sua palavra é lei. Se você questionar a decisão de um árbitro, poderá ser disciplinado ainda mais por dissidência.

Os árbitros assistentes são os principais responsáveis ​​por ajudar o árbitro a desempenhar suas funções – isso inclui sinalizar com uma bandeira quando uma bola é jogada, quando um jogador sofre uma falta fora do lance.

Regra 7: a duração da partida de futebol

Uma partida de futebol é composta por duas metades de 45 minutos, com tempo extra adicionado para cada uma, a critério do árbitro. As metades são separadas por um período de intervalo para não exceder 15 minutos. O tempo extra geralmente corresponde à determinação do árbitro de quanto tempo foi tomado devido a substituições e lesões. A quantidade de tempo extra é anunciada e exibida na meia linha no final de cada período de 45 minutos. Embora o futebol tenha um limite de tempo alocado, ele cabe ao árbitro do árbitro quando terminar uma partida.

Regra 8: o início e o reinício do jogo de futebol

O pontapé inicial é geralmente determinado por um sorteio, pelo qual a equipe vencedora pode optar por começar com a bola ou escolher qual objetivo eles gostariam de atacar. A equipe perdida tem qualquer escolha que o vencedor não opte a tomar. O pontapé ocorre no início de cada metade e, após cada gol, é levado no centro da linha do meio. Se uma equipe marcar um gol, a equipe adversária recebe o pontapé inicial para reiniciar a partida.

Regra 9: a bola dentro e fora de jogo

A bola está fora de jogo quando atravessa completamente a linha do gol ou a linha de toque. Também está fora de jogo se o árbitro parar de jogar por qualquer motivo. Se, por qualquer motivo, a bola atingir o quadro do gol ou do árbitro e permanecer dentro da meta e do toque, ela ainda está em jogo.

Regras 10 e 11: o método de pontuação e a regra de impedimento

Um gol é marcado quando a bola inteira cruzou a linha do gol dentro do quadro da meta. No final da partida, a equipe com mais gols é o vencedor, exceto a necessidade circunstancial por tempo extra.

Quando um jogador atacante recebe a bola enquanto está na metade dos adversários, ele deve estar nivelado ou atrás do segundo para o último zagueiro (o último normalmente sendo o goleiro). No entanto, essa regra se aplica apenas se ele estiver envolvido com a peça.

Regra 12: Faltas e má conduta no jogo de futebol

Um chute livre direto é concedido quando um jogador:

Chutes ou tentativas de chutar um oponente

Viagens ou tentativas de tropeçar um oponente

Salta para um oponente

Cobra um oponente

Ataques ou tentativas de atacar um oponente

Empurra um oponente

Aborda um oponente

Segura um oponente

Cospe em um oponente

Lida com a bola deliberadamente

Se alguma dessas faltas for cometida por um jogador na área de pênalti de sua equipe, a equipe adversária recebe um pênalti. Os chutes livres indiretos são concedidos se um jogador:

Jogar de maneira perigosa

Impedir o progresso de um oponente

Impedir o goleiro de liberar a bola de suas mãos

Cometer qualquer outra ofensa não mencionada

Os cartões amarelos são concedidos como cautela ou aviso a um jogador e podem ser emitidos para as seguintes ofensas:

Comportamento não esportivo

Dissidência por palavra ou ação

Violação persistente das leis do jogo

Atrasando o reinício do jogo

Falha em respeitar a distância necessária quando o jogo é reiniciado com um chute de canto, chute livre ou arremesso

Entrar ou entrar novamente no campo de jogo sem a permissão do árbitro

Deliberadamente deixando o campo de jogo sem a permissão do árbitro

Os cartões vermelhos são usados ​​para enviar um jogador para fora do campo e podem ser emitidos para as seguintes ofensas:

Jogo sujo sério

Conduta violenta

Cuspindo em um oponente ou em qualquer outra pessoa

Negar a equipe adversária um gol ou uma oportunidade óbvia de marcar gols, lidando com a bola deliberadamente (o goleiro é uma exceção)

Negar uma oportunidade óbvia para um oponente que se move em direção ao gol do jogador por um ataque punível por um chute livre ou um pênalti

Usar linguagem e/ou gestos ofensivos ou abusivos

Receber uma segunda cautela (cartão amarelo) na mesma partida

Regra 13: chutes livre

O chute livre é dividido em duas categorias, diretos e indiretos. Um chute direto pode ser atingido diretamente no gol do oponente sem tocar em outro jogador. Um chute livre indireto é indicado pelo árbitro levantando a mão durante o chute. Um chute indireto só pode entrar no gol se posteriormente for tocado por outro jogador antes de entrar no gol. A bola deve estar estacionária para ambos os tipos de chutes.

Regra 14: O chute de penalidade

Um pênalti é concedido quando um jogador defensivo faz um jogador atacante ou comete um handebol na área de penalidade de seu time. O pênalti é colocado no pênalti, e todos os jogadores de ambas as equipes devem permanecer fora da caixa de penalidade durante o tiro. Eles podem entrar na caixa imediatamente após o tiro. O goleiro pode se mover horizontalmente ao longo da linha do gol antes que o tiro seja tirado, mas ele pode não sair da linha até que a bola seja atingida.

Regra 15: o arremesso

Um lançamento é concedido quando a equipe que possui a bola fora dos limites sobre a linha do toque. Enquanto fazia um arremesso, um jogador deve liberar a bola com as duas mãos simultaneamente e manter os dois pés firmemente plantados no chão. Se essas condições não forem atendidas, o jogo será interrompido e o arremesso é dado à equipe adversária. Os jogadores não têm permissão para marcar diretamente um arremesso.

Regra 16: o tiro de meta

Um tiro de meta é premiado quando a equipe ofensiva joga a bola fora dos limites sobre a linha de gol da equipe defensiva. Depois que a bola está fora de jogo, o zagueiro ou goleiro pode colocar a bola em qualquer lugar dentro da caixa de gols de seis jardas e chutar a bola de volta em jogo.

Regra 17: o escanteio

Um chute de esquina é concedido à equipe ofensiva quando a equipe defensiva joga a bola fora dos limites sobre sua linha de gol. A bola é colocada dentro da área do escanteio e é chutada de volta ao time ofensivo. Os jogadores podem marcar diretamente em um chute de escanteio.

Quais outras regras do futebol vocês conhecem? Compartilhem nos comentários!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia e gosta de educar e aprender. Encontrou através do blog Palpite Digital BR uma maneira de repassar seus conhecimentos e aprender mais sobre diversos tópicos. Além disso, ele também é um entusiasta de jogos digitais, tendo começado com um Master System 3 no início da década de 90 e indo pro mundo dos computadores ao final da década. Desde então, não parou mais e continua jogando, aprendendo, e ensinando.