Muitas vezes estamos navegando uma página na Internet e precisamos salvar o conteúdo da mesma para uma futura referência ou mesmo como prova de termos realizado alguma ação. Um bom exemplo disto é quando fazemos alguma inscrição em concursos, vestibulares ou mesmo preenchendo algum formulário ou enviando um e-mail. Há várias razões pelas quais podemos precisar de salvar o conteúdo de uma página da internet.

Este conteúdo pode ser salvo em vários formatos, mas salvar em forma de imagem tem a vantagem de que ele será exibido exatamente igual em qualquer dispositivo. Caso tivesse sido salvo em HTML, por exemplo, poderia ficar faltando as imagens ou fontes para exibir o conteúdo corretamente em outro computador.

Se você utiliza o Firefox, uma maneira interessante de fazer isso é usando as extensões listadas nesta busca de plugins do Firefox. Busquei por “screenshot”, e demorei um pouco a descobrir esta palavra. Antes eu estava procurando coisas como “save as image”, ou “save image” e os resultados eram na maior parte das vezes de plugins para salvar todas as imagens da páginas de uma vez só, bem diferente do que eu queria encontrar.

Após instalar alguma destas extensões, basta clicar com o botão direito do mouse sobre qualquer parte da página e deve haver alguma opção relacionada ao complemento (extensão do Firefox). Use esta opção do menu para configurar ou salvar a tela que estiver vendo em imagem, mas somente a parte que está dentro do navegador. Com a imagem capturada o envio para qualquer pessoa pode ser feito enviando apenas o arquivo, sem precisar do link da página. A vantagem é que muitas vezes queremos mostrar alguma coisa para alguém mas esta pessoa não tem acesso a uma página que estamos vendo e precisa de senha.

Captura tela da internet

Capturar e salvar imagem de uma página da internet

Além disso na maior partes destes plugins é possível selecionar que parte da página se deseja salvar e a qualidade da imagem a ser gravada. Isto é bem útil para evitar que você precise editar a imagem após salvar a mesma.