O VNC é um programa utilizado para se conectar a um computador remotamente e utiliza-lo como se você estivesse em frente ao mesmo. Ele emula o teclado e o mouse, e mostra a tela do computador em que você se conectou. Assim, você utiliza um computador que está em outro local, utilizando o monitor, teclado e mouse do seu computador. Para isso, é necessário que o servidor VNC esteja instalado e rodando no computador que vai ser acessado.

Como fazer VNC entre dois ou mais computadores?

Para acessr o computador remoto você deve utilizar o vncviewer, informando o IP e a senha do computador a ser acessado. Para facilitar este acesso, você pode criar um atalho para o computador remoto, de forma a poder acessá-lo simplesmente clicando em um ícone, sem ter que digitar a senha sempre que precisar conectar.

Como fazer atalho para VNC

Você pode fazer o uso remoto de computadores através do VNC com um clique, em um atalho na área de trabalho. (Foto: www.cisco.com)

Atalho para acesso VNC

Exemplo: suponha que o computador que você deseja acessar esteja na rede interna, e o nome do mesmo seja palpite2 e senha de acesso seja 123456. Crie um atalho para o seguinte comando:

vncviewer.exe -username palpite2 -password 123456

Ao clicar no atalho, o computador palpite2 será acessado diretamente. Certifique-se de que a pasta em que se encontra o vncviewer.exe esteja no path do seu sistema, ou indique o caminho completo no atalho. Se quiser, você pode também especificar outros parâmetros de linha comando ao criar o seu atalho. O UltraVNC também faz o mesmo e tem mais opções do que o VNC.

Nota do editor: mais recentemente, com o lançamento do Teamviewer, ficou mais fácil acessar remotamente outros computadores. Existe até uma versão do Teamviewer para Android e iOS, possibilitando o suporte remoto a computadores mesmo a partir de celulares e tablets.

O que você achou das dicas? Funcionaram para você? Deixe nos comentários!