Aproveite melhor o mundo digital.

Pesquisar dicas e textos

Filosofia : o que é, origem histórica e para quê serve.

Você sempre ouve falar mas nunca entendeu propriamente o que é Filosofia e para quê ela serve? Vamos tentar esclarecê-lo em termos simples esse universo complexo que existe há mais de 2500 anos! Filosofia significa propriamente amor/amizade à sabedoria. (Em grego Filo: amor e Sofia: sabedoria).  A Filosofia nasceu na Grécia, por volta do século VI a.C. As condições históricas, políticas e sociais da Grécia neste período contribuíram imensamente para o surgimento desse tipo de relação com o conhecimento. Podemos citar os principais fatores que contribuíram para o surgimento da Filosofia:

  • O gradativo questionamento das narrativas míticas que ofereciam explicações sobrenaturais, da ordem do divino, para os fenômenos físicos e comportamentos em geral.
  • A abertura religiosa e ausência de dogmas fortes a serem obedecidos, o que é muito diferente, por exemplo, da civilização egípcia submetida aos desígnios de um Faraó, chefe do Estado e da religião.
  • O surgimento da Pólis (cidade em grego) por volta do século VIII a.C. A organização política da Pólis deseja se afastar da forma de governo tirânica e de um poder absoluto, justamente por já terem experimentado essa forma de governo no período Micênico (século XII a.C). São favorecidos o debate público e a participação política dos cidadãos para os quais o Estado é questão comum; a política incentiva a disputa oratória, argumentativa, por meio da PALAVRA, e não por meio da força, do poder divino ou hereditário. A própria arquitetura da cidade coloca a Ágora (a praça PÚBLICA) como lugar central. Há democratização e divulgação das idéias, o que traz consequências para o plano intelectual, pois as idéias estarão sujeitas à críticas, interpretações, reformulações e debates.
Escultura de Rodin

Escultura "O Pensador" de Rodin

A Filosofia surge então nesse contexto de efervescência do mundo público, dos debates e da busca por explicações racionais e objetivas do mundo. Segundo os historiadores da Filosofia o primeiro filósofo teria sido Tales de Mileto, que por volta do séculoVI se pergunta pelo princípio universal da natureza se valendo exclusivamente de argumentos racionais e lógicos, sem apelar para princípios místicos e transcendentes.

A Filosofia tem por característica principal a diferença em relação ao conhecimento técnico que serve para algo imediato. Se formos perguntar “para quê serve a filosofia ?”, tendo em vista resultados imediatos e práticos, ela não serve pra nada! O que de forma alguma retira o seu valor, mas muito ao contrário, pois a Filosofia lida com questões essenciais que exigem reflexão e autonomia diante da necessidade de cumprir alguma função. Tomemos um exemplo. No antigo Egito o estudo da matemática e da geometria cumpria um função prática: demarcar os lotes para o pagamento dos impostos e refazer os cálculos por causa dos inundamentos causados pelo Rio Nilo. A astronomia era praticada para a previsão do melhor tempo para colheitas, por exemplo. Nesses casos o conhecimento está submetido à fins práticos, o conhecimento é investido para o cumprimento de necessidades imediatas. A filosofia surge como um modo de conhecimento autônomo e sistemático, que busca conhecer as coisas com um fim em si mesmo, quer dizer, sem ter em vista algum resultado prático imediato. Neste sentido a reflexão filosófica sobre a matemática visa os princípios da matemática, a reflexão filosófica da astronomia visa os princípios da astronomia e não sua aplicação. Quando uma ciência ou uma atividade passa a refletir sobre si mesma, sobre o seus próprios princípios, está aberto o campo da Filosofia! Quando buscamos racionalmente o que está por detrás das aparências, princípios gerais para fenômenos particulares; nos perguntamos não pela beleza particular, mas pelo Belo em geral; nos perguntamos não por boas ações, mas pelo Bem em geral, a Filosofia já está presente em nossas vidas.

Quadro "A escola de Atenas" de Rafael
Célebre quadro “A escola de Atenas” de Rafael. No centro estão retratados os filósofos Platão e Aristóteles.

A filosofia pode situar-se em eixos temáticos, como :

  • a ética, que visa a discussão e estabelecimento de princípios que regem a vida humana em sociedade;
  • a estética, que se pergunta pelo Belo e pelos princípios da arte;
  • a política, que visa a discussão e o estabelecimento de princípios para a atividade política em geral;
  • a metafísica, que lida com questões que estão para além da realidade concreta, como a pergunta acerca da essência das coisas em geral;
  • a epistemologia ou teoria do conhecimento, que se pergunta pela própria possibilidade do conhecimento, se ele acontece primeiramente pelos sentidos ou pela razão.
  • Quando estudamos Filosofia podemos entrar por estes eixos temáticos, também nos pautarmos nos períodos históricos da Filosofia, que se divide em Filosofia antiga, Filosofia medieval, Filosofia moderna e Filosofia contemporânea. Mas podemos também nos iniciarmos pela apresentação e discussões internas a filósofos específicos, como Platão, Aristóteles, Kant, Hegel, Nietzsche, Marx, Heidegger e muitos, muitos outros! Mas, sobretudo, o que nos chama atenção no aprendizado e no ensino da filosofia não é a simples transmissão unilateral de conteúdos, mas o diálogo e a produção de saber permanente que esta exige e pressupõe. Desta forma, a formação de alguém que se interessa pela Filosofia realizar-se-á tanto pelo aprendizado do conteúdo específico à disciplina quanto pelo exercício da forma filosófica de pensar – que se pauta fundamentalmente pela crítica, pela problematização e pelo questionamento do que nos é dado sem a explicitude das razões. Neste sentido a filosofia serve pra algo: Julgamos ser a Filosofia uma ferramenta essencial para a formação integral do indivíduo que, ao aperfeiçoar sua capacidade intelectual e crítica, é capaz de apropriar-se da realidade em que vive para então nela intervir ativamente, tornado-se sujeito de suas idéias e de suas ações.

     

Outras dicas de jogos:

Pesquisar dicas e textos

X
Dicas e textos em seu e-mail !