O que é um ”noob”?

Em Dicas de informática e internet por André M. Coelho

”Noob”, também escrito com zeros no lugar dos o’s (n00b), é uma gíria virtual que se desenvolveu a partir do termo ”newbie”. O termo refere-se à pessoas que são novatas, iniciantes. A nova palavra da tecnologia vem da expressão ”new boy” que indica recém chegado, novato, e em escolas, àquelas crianças recém chegadas que ainda não ganharam a intimidade da turma, ainda ficam meio excluídas, não sabem o funcionamento das coisas, e nem sabem agir naturalmente no local, por não conhecê-lo. No mundo virtual, a coisa funciona mais ou menos no mesmo nível. Como o termo ganhou muita fama na internet (especificamente em games), podemos dizer que ”noob” é aquele novato que não sabe jogar direito, e que, talvez por preguiça ou por não conhecer o sistema do jogo, faz perguntas que são óbvias para qualquer jogador mais experiente.

Leia também

''Sensores indicando noob''

A nova palavra também é usada em games para se designar aos jogadores sem experiência, mesmo que saibam o funcionamento do jogo, ou para se referir à alguém que atrapalhe o jogo com os chamados ”floods”, que sempre indicam a poluição visual dos chats nos games. Nesses casos, o termo pode virar uma espécie de insulto, ou usado com o propósito de jogadores mais experientes declararem desconhecimento em alguma questão específica. Ao contrário de ”noob”, ”knowbie” é o termo usado para quem tem mais experiências com coisas da internet, pois vem do ”know” que significa, em inglês, saber.

Então, não dê motivos para ninguém lhe chamar de ”noob” e continue lendo nossos artigos para ficar super por dentro do mundo digital!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia e gosta de educar e aprender. Encontrou através do blog Palpite Digital BR uma maneira de repassar seus conhecimentos e aprender mais sobre diversos tópicos. Além disso, ele também é um entusiasta de jogos digitais, tendo começado com um Master System 3 no início da década de 90 e indo pro mundo dos computadores ao final da década. Desde então, não parou mais e continua jogando, aprendendo, e ensinando.