Aproveite melhor o mundo digital.

Pesquisar dicas e textos

Principais autores e escritores brasileiros

Saber quais são os principais autores e escritores brasileiros, e quais são suas principais obras, é importante não só na hora da pesquisa escolar, mas para a vida como um todo! Esses grandes mestres foram responsáveis pela elevação da língua portuguesa e pela construção de enredos e histórias que se eternizaram. Quem nunca ouviu por aí os nomes “Capitu”, “Bentinho”, “Macabéia”, “Diadorim”, “Emília” entre outros? Preparamos para você uma breve biografia dos 5 principais escritores da literatura brasileira, bem como suas obras mais famosas! Faça seu trabalho escolar para a vida!

João Guimarães Rosa: Foi um escritor mineiro nascido na cidade de Cordisburgo em 27 de junho de 1908. Morreu aos 59 anos em 1967. Além de escritor também foi médico e diplomata. Seus contos e romances tem como tema e atmosfera central o sertão brasileiro, os acontecimentos e peripécias de seus personagens neste ambiente. O autor é conhecido especialmente pela inovação da linguagem, criando palavras novas através de palavras já existentes, transformando a linguagem popular em linguagem poética e reveladora. Sua grande obra é Grande Sertão Veredas. Escreveu também outras obras importantes, como Sagarana, Primeiras Estórias, Corpo de baile.

Guimarães Rosa vida e obra

Biografia e obras de Guimarães Rosa

Machado de Assis: Foi um escritor carioca nascido a 21 de junho de 1839. Morreu aos 69 anos em 29 de setembro de 1908. É considerado por muitos o maior escritor da literatura brasileira, tendo transitado por vários gêneros, como romances, contos, poesia, crônicas, reportagens, dramas e crítica literária. Nasceu em uma família pobre, tendo frequentado escolas públicas e nunca cursou uma universidade. É o pai da literatura realista no Brasil, sendo suas principais obras:  Memórias Póstumas de Brás Cubas,  Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó.

Machado de Assis vida e obra

Biografia e obras de Machado de Assis

Clarice Lispector: É certamente a escritora de literatura brasileira mais lida entre nós. Clarice nasceu na Ucrânia em 10 de dezembro de 1920 e veio ao Brasil logo em seguida, sendo naturalizada brasileira. Morreu aos 56 anos em 9 de dezembro de 1977. Sua obra se constitui de romances e contos, além de ter escrito artigos de jornal em colunas femininas e poucos livros infantis. Sua literatura é de caráter existencial, introspectivo e filosófico, mostrando com maestria o lado misterioso das coisas mais simples e do cotidiano. Suas principais obras são: Perto do Coração Selvagem (1944), A Paixão segundo G.H. (1964), Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres (1969), Água Viva (1973), A Hora da Estrela (1977), Laços de Família (1960).

Melhores escritores brasileiros

Clarice Lispector vida e obra

Carlos Drummond de Andrade: Foi um poeta mineiro, nascido em Itabira em 31 de outubro de 1902. Faleceu aos 84 anos em 1987.  É considerado um dos maiores poetas da literatura brasileira e construiu extensa obra ao longo dos anos de vida. Ficou conhecido pela sua pacata vida de funcionário público, que se colocou em contraste com o poder de sua poesia. Drummond está ao lado dos modernistas, que reivindicaram na poesia os versos livres, sem metro fixo definido e com temática cotidiana. Sua poesia circula entre os temas sociais, existenciais e metafísicos, marcados por uma fina ironia. Quem nunca escutou o verso “E agora José?”. Suas poemas mais conhecidos são os seguintes: Alguma Poesia (1930), Sentimento do Mundo (1940), José (1942), A Rosa do Povo (1945), Claro Enigma (1951), Fazendeiro do ar (1954), Quadrilha (1954), Viola de Bolso (1955), Lição de Coisas (1964), Boitempo (1968), A falta que ama (1968), Nudez (1968), As Impurezas do Branco (1973), Menino Antigo (Boitempo II) (1973), A Visita (1977), Discurso de Primavera (1977), Algumas Sombras (1977).

Melhor poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade vida e obra

Monteiro Lobato: Nasceu em Taubaté (SP) em 18 de abril de 1882 e faleceu aos 66 anos em 4 de julho de 1948. É conhecido pela sua extensa obra “Sítio do Pica-pau amarelo”, sucesso da literatura infantil que se transformou em série de TV. Monteiro Lobato foi lido por várias gerações e continua sendo o maior escritor de literatura infantil. De 1921 a 1947 escreveu a coleção do Sítio do Pica-pau amarelo, composta de 23 volumes. Nesta coleção os livros mais conhecidos são: Reinações de Narizinho, Caçadas de Pedrinho e Emília no país da gramática.

Melhores escritores da literatura brasileira

Monteiro Lobato vida e obra

 

Outras dicas de jogos:

Pesquisar dicas e textos

X
Dicas e textos em seu e-mail !