Se antes eu pensava que o Google queria dominar o mundo agora também acho que o Facebook está na disputa. A rede social chegou no Brasil e em pouco tempo ultrapassou o Orkut em termos de números de usuários ativos e principalmente em popularidade. Praticamente todo mundo que tem Facebook entra no site sempre que acessa a internet. E com as facilidades da tecnologia móvel e API’s de desenvolvimento práticas, vários programas estão sempre atualizando o perfil do Facebook com informações úteis do usuário.

Nem precisa dizer que o conceito de privacidade mudou muito depois do surgimento das redes sociais. Cada vez mais vale aquele frase: “Se você estiver fazendo algo que ninguém poderá saber, é melhor que não o faça!”. Tudo acaba de um jeito ou de outro em alguma rede social.

Recentemente o Facebook lançou mais um recurso que achei surpreendente. É o perfil em forma de linha do tempo. Tudo que você já fez no Facebook desde sempre está armazenado lá e agora ainda mais fácil de ver por todos os seus amigos e usuários. Os links compartilhados, os comentários, as curtidas e conversas públicas, as atualizações do Foursquare e fotos que você enviou agora ficam todas organizadas em relação à data em eu foram realizadas.

Linha do tempo no Facebook

Linha do tempo - novo perfil do Facebook

Na sua página inicial você pode colocar uma “Capa” que em geral é uma foto de algo que você goste e que lhe represente bem. Ainda acho que isto vai tornar o Facebook como o Orkut, em relação à bagunça que virou quando permitiram configurar o tema do perfil. Como tudo no Facebook, a foto usada na capa também é pública!

Exceto por este mero detalhe acho que a Linha do tempo do Facebook será um grande sucesso. A possibilidade de ver tudo reunido em um mesmo local vai deixar a utilização da rede social muito mais fluida e direta.

O item mais importante é que agora você pode adicionar itens no passado, em uma época de sua vida em que você não era tão assíduo em postar suas atualizações no Facebook. Basta clicar em qualquer lugar da sua linha do tempo para adicionar novas fotos ou experiências. Achei simplesmente incrível!

E o mais importante: como ativar a linha do tempo no Facebook?

Basta acessar o http://www.facebook.com/about/timeline e configurar a sua linha do tempo. Não poderia ser mais simples!

Veja abaixo um vídeo mostrando o funcionamento da Linha do tempo do Facebook!

Mesmo sendo uma funcionalidade interessante tem gente que esta querendo saber como desativar a linha do tempo do Facebook. Acredito que isto não seja possível pois é algo que está se tornando padrão no Facebook, inclusive para páginas e não somente para usuários.

E já sabe onde vai conseguir imagens para a linha do tempo do Facebook? Uma boa opção é escolher a melhor dentre as fotos daquelas férias inesquecíveis e colocar na sua timeline.

E qual a sua opinião sobre esta nova funcionalidade do Facebook? Acha que vai deixar a rede social mais fácil de usar e ainda mais viciante? Deixe o seu comentário!

 

Um comentário para “Linha do tempo no Facebook – Como ativar?”

  1. gaby

    Acho q essa linha do tempo vai bombar e vai deixar o face mais legal e com certeza mais viciante…
    Eu mesmo vou ativar ela agora mesmo!
    bjs xau xau pessoal