Aproveite melhor o mundo digital.

Pesquisar dicas e textos

Quanto eu preciso tirar no ENEM?

Se você está no ensino médio, chances são que você já está se planejando para fazer o ENEM. E uma dúvida muito comum é qual a nota necessária para que você passe no ENEM e assim, entre em um curso de ensino superior. Porém, não é tão simples apenas ter uma nota no ENEM e esperar ser aprovado para um vestibular.

O ENEM é usado pela maioria das faculdades públicas como nota para a primeira fase do vestibular. Já algumas faculdades particulares utilizam a nota do ENEM como critério principal de aprovação para seus alunos enquanto outras, mais concorridas, podem ter um vestibular próprio ou usar parcialmente a nota do ENEM. O ENEM também pode ser usado para o acesso aos programas de financiamento e bolsas do governo, tais como o ProUni e o FIES.

Quem opta por usar a nota do ENEM como nota da primeira fase de um vestibular, normalmente terá sua nota passando por uma fórmula de conversão e peso par a faculdade ou universidade específica para onde está prestando vestibular. Algumas já não tem mais as fórmulas e adotam a nota integral do ENEM. O importante aqui é lembrar que quanto maior a nota, independente do curso, melhor será sua colocação. Além disso, melhores notas também podem resultar em bolsas de estudos integrais em faculdades particulares. A boa nota no ENEM também garante a oportunidade de acesso ao FIES e ao ProUni.

Agora, falar sobre uma nota mínima que você precisa tirar no ENEM é algo que depende de muitas variáveis e da concorrência pelos cursos de sua opção.

ENEM

Quanto melhor for seu desempenho, maiores serão suas chances e opções para estudos. (Foto: noticias.universia.com.br)

A nota mínima irá varias de curso para curso, irá variar entre as regiões do Brasil, entre diferentes faculdades e mais. Essa nota mínima é popularmente conhecida como nota de corte do vestibular, aquela que irá limitar a quantidade de concorrentes para a segunda fase do vestibular. E como mais pessoas buscam pelos cursos superiores ano apos ano, a tendência é que as notas mínimas do ENEM aumentem cada vez mais, mas dentro de uma variação máxima dependendo do curso. É esperado que cursos como engenharia, direito e medicina tenham maior concorrência e uma maior nota de corte, enquanto cursos como pedagogia, filosofia e outros da área de humanas tenham uma nota de corte menor.

Se você já tem sua nota em mãos através do gabarito e fez os cálculos através das fórmulas fornecidas pelo ENEM e pela universidade na qual está tentando entrar, um bom ponto de partida para saber a nota mínima deste ano é usar a nota de corte do ano anterior. Ela não irá aumentar muito em relação aos anos anteriores, podendo até baixar, dependendo do curso. Porém, é um bom ponto de partida para que você se sinta mais seguro quanto à sua nota.

No mais, nossa dica é que você se esforce para tirar a melhor nota possível: quanto maior a nota, maiores serão suas chances e mais opções de escolha você terá. Estude, dedique-se e aproveite seus bons resultados! Afinal, estamos falando sobre seu futuro profissional.

Outras dicas de jogos:

Pesquisar dicas e textos

X
Dicas e textos em seu e-mail !