Aproveite melhor o mundo digital.

Pesquisar dicas e textos

Qual a diferença entre furto e roubo? Com exemplos!

Vemos constantemente nos meios de comunicação notícias sobre furtos e roubos. Muitas vezes, achamos que é a mesma coisa. Mas há diferenças entre os dois. As leis brasileiras estabelecem a diferença entre os dois.

O que é o furto?

Quando um ladrão pega algum pertence de outra pessoa sem que ela veja, ou seja, sem ter qualquer contato com ela, acontece o furto. No furto não há nenhum ato de violência ou ameaça. São exemplos casos em que o ladrão entra na casa da pessoa levando bens de valor, a pessoa deixa o celular em algum lugar e outra pessoa o pega, o furto de veículo na rua entre outros. Este terceiro caso, dependendo da situação, pode não ser furto, mas sim, apropriação indébita de objeto.

O que é o roubo?

No roubo, há contato com a vítima do mesmo, onde há algum tipo de violência ou ameaça para que os bens sejam repassados ao ladrão. Exemplos são quando a pessoa é abordada por um ladrão portanto arma ou mesmo apenas por uma fala violenta, quando há invasão de uma casa e o ladrão ameaça a família para o roubo dos bens entre outros. Na linguagem popular, roubo e assalto são a mesma coisa, só que o segundo não aparece no linguajar jurídico.

Legislação brasileira

Na foto, as diferenças entre furto e roubo resumidas. (Foto: www.linkatual.com)

Quais as diferenças entre furto e roubo?

Há diferença principal entre ambos é a presença ou não do contato entre as partes, além das ameaças presentes no roubo e ausentes no furto. Algo que começa como furto pode acabar como roubo, quando, por exemplo, uma pessoa encontra o ladrão no ato e este passa a ameaçar a vítima. Já o roubo não tem como se tornar furto.

Quem furta algo está dentro do artigo 155 do Código Penal e tem pena que varia entre um e quatro anos. Já o roubo é descrito no artigo 157 do Código Penal e que pode resultar entre quatro e dez anos de prisão.

Esperamos assim ter sanado suas dúvidas quanto ao furto e ao roubo. Se você tiver mais dúvidas sobre o assunto, inclusive dúvidas mais delicadas, recomendamos que procure um bom advogado criminalista para ajudá-lo a responder tais questões.

Outras dicas de jogos:

Pesquisar dicas e textos

X
Dicas e textos em seu e-mail !