Criar um site com o WordPress é uma tarefa relativamente simples. Porém pode ser muito difícil tornar o site bem posicionado nos mecanismos de busca existentes pela Internet.

Os algorítmos de indexação dos mecanismos de busca estão sempre em evolução, o que faz com que todos os dias surja uma nova técnica de otimização (SEO – Search Engine Optimization).

Neste artigo existem algumas dicas rápidas e valiosas que podem fazer com que o trafego no seu site aumente bastante.

1- Crie um sitemap
Um sitemap é um arquivo em formato XML que indica ao indexador as páginas quem existem no seu site. Há uma extensão para o WordPress que permite fazer isto com facilidade. Configure esta extensão para que o arquivo seja criado na raiz do seu site. Por exemplo: o sitemaps deste site é //www.palpitedigital.com.br/wp/sitemap.xml.

2- Diga ao Google que o seu site existe
O Google é sem dúvida alguma o meior e melhor buscador da internet, responsável por bem mais que a metade das buscas realizadas. Como eles não estão aí de brincadeira, criaram o Google WebMasters Tools, que é um conjunto de ferramentas para auxiliá-lo a tornar o seu site mais visível e acessível pelo Google. Para utilizar estas ferramentas, você precisa de uma conta do Google, o que não é difícil. Logo na primeira tela, você deverá comprovar que é mesmo o webmaster responsável pelo site, o que pode ser feito colocando um HTML específico na raiz de seu site. Após fazer isto, cadastre o sitemaps que você criou no item 1 e o Google saberá que você existe.

3- Crie títulos objetivos
O título de cada um dos seus artigos deve ser o mais objetivo e curto possível. Tá certo… eu realmente tenho dificuldades em seguir esta regra. Selecione os títulos no estilo “Data e nome” na tela de configurações de “Permalink” do WordPress. O ideal seria utilizar a categoria e titulo do artigo somente, mas há algumas restrições conhecidas em relação ao uso da categoria no permalink.

Importância do SEO para um site

Search Engine Optimization é uma habilidade essencial para quem quer colocar o site entre os principais resultados do Google. (Foto: blog.hubspot.com)

4- Capriche no título da página
Uma das informações mais significativas para a maioria dos indexadores é o título da página.
Voce pode modificar o arquivo “header.php” do seu tema de forma a fazer com que o título da página seja o título do artigo. Isso faz sentido porque o título do artigo geralmente tem muito mais a ver com a informação que o usuário procura que o nome do seu site.

Obviamente, estas são apenas algumas das centenas de outras técnicas igualmente importantes para aumentar  a quantidade e melhorar cada vez mais a qualidade do tráfego em seu site.

Trackbacks/Pingbacks

  1.  Palpite Digital – Remodelagem completa