Um novo sistema para entrada de texto desenvolvido na Universidade de Cambridge pode mudar totalmente a vida de pessoas com deficiência e que não podem usar o teclado do computador.

O sistema chamado Dahser, desnvolvido por David MacKay e David Ward no departamento de física da universidade pode ser controlado pelos movimentos do olho, através de uma câmera que descobre em que parte da tela o usuário está olhando.

O software é como um video-game no qual o usuario navega cada vez mais a fundo em uma enorme biblioteca. Um idioma modelo é usado para modelar esta biblioteca de forma que seja mais rápido e fácil selecionar as prováveis sequências de caracteres e mais difícil de cometer erros.

O Dasher é muito mais rápido que qualquer outro sistema alternativo de escrita guiado pelo movimentos dos olhos. Experimentos mostram que com prática, é possível escrever até 25 palavras por minuto no Dasher, contra 15 palavras por minuto em outros sistemas semelhantes. Além de ser mais rápido, foi constatado também que a ocorrência de erros é em torno de 5 vezes menor e que o sistema gera menos stress ao ser utilizado.

O Dasher aproveita a facilidade humana natural de fazer vários movimentos análogos de alta precisão. Um teclado comum não tira vantagem desta facilidade.

Este sistema será particularmente útil para usuários que não têm condições de utilizar um teclado convencional, pois ele pode ser controlado usando qualquer dispositivo apontador. É também muito muito útil em dispositivos móveis, em que não há muito espaço para um teclado.

Se você achou interessante, clique aqui e faça o download para testar você mesmo.

Eu achei bem psicodélico… e não tão rápido assim. Mas como eles dizem, requer prática!

Há também este vídeo abaixo mostra como funciona esta tecnologia.

Visite o site dos criadores do Dasher e leia mais sobre os avanços e como esta tencologia estgá evoluindo.