Uma das maiores preocupações dos usuários de Windows depois das questões de segurança que obrigam à utilização de um antivirus é a necessidade de encontrar drivers separados para cada dispositivo de hardware. Um dos drivers mais complicados de encontrar são sem dúvidas os drivers de webcams, especialmente devido ao grande número de fabricantes existentes. A maioria deles são chineses e que sequer se dão ao trabalho de traduzir os programas que acompanhar as câmeras que vendem.

A algum tempo atrás ganhei de presente de natal uma webcam do modelo VMicro. Ao se conectada ao computador ela é detectada como VMicro USB PC Camera V mas o Windows não tem o driver padrão para ela. No Windows XP que eu utilizava era necessário ter o CD de instalação. No Windows 7 este problema não ocorreu e a câmera foi detectada e passou a funcionar automaticamente. Não tentei o funcionamento no Linux.

Esta é uma das webcams mais comuns vendidas no mercado e há similares que não se parecem por fora mas são exatamente iguais por dentro e o mesmo driver funciona. O que elas têm de comum é que nem sempre é simples baixar o driver pra elas. Os fabricantes chineses não costumam manter um site em português e as vezes sequer em inglês. Um site em chinês não serve pra muito coisa, exceto se for o site do DDTank chinês que você não precisa entender nada do que está escrito para jogar.

Webcam VMicro - um dos modelos

Webcam VMicro – Várias outras funcionam com o mesmo driver

Hoje mesmo precisei do driver e não consegui encontrar o meu CD. Depois de muito procurar e quebrar cabeça achei uma versão de driver que funcionou bem no Windows XP Service Pack 2. Resolvi disponibilizar aqui no Palpite para facilitar a vida de quem precisar instalar este câmera também.

Faça bom proveito. Download do driver da webcam VMICRO USB PC Camera V.