Antes da popularização da banda larga, não era muito comum a utilização de vídeos na Internet. Quando as conexões eram mais lentas que os celulares de hoje, no máximo havia umas gifs animadas nas páginas da web. Naquela época, a opção de desativar as imagens do browser era muito mais utilizada, eu diria até indispensável.

Com o passar de alguns anos, a velocidade de conexão se multiplicou centenas de vezes, e podemos agora utilizar vídeos e imagens á vontade.

Isso gera um problema óbvio: como organizar tantas fotos compartilhadas?

Como organizar fotos? Panoramio!

O Panoramio faz este trabalho de uma maneira muito interessante: mostra as fotos diretamente nos mapas do Google Earth e do Google Maps, que também é visualizado diretamente da página do Panoramio, usando a engine do Google Maps.

Localização geográfica de fotos com o Panoramio

Ao usar dados de onde uma fotografia foi tirada, o Panoramio também coloca as fotos de acordo com a localidade, em uma excelente ferramenta para organização das fotos. (Foto: googleblog.blogspot.com)

Panoramio para organizar fotos

Resolvi fazer alguns testes e fiquei surpreso ao descobrir que Buenópolis, uma cidadezinha no norte de Minas já tinha algumas fotos catalogadas. Em breve vou colaborar também e colocar mais fotos lá. Tenho usado muito também outros excelentes programas para organizar e catalogar fotos, como o Google Photos.

O Panoramio oferece muito espaço para que você coloque suas fotos lá, gratuitamente. É muito interessante porque lhe permite ver suas fotos organizadas por localidade diretamente no mapa.

Visite e faça o seu cadastro.