Hoje em dia virou moda lançar todo tipo de acessórios para o computador. Depois da facilidade advinda da possibilidade de alimentar os dispositivos pela USB, toda hora aparece um brinquedinho novo para plugar na USB.

Na grande maioria da vezes, a idéia é original mas o produto é quase inútil, como por exemplo a xícara para manter o café quente pela USB, e também a xícara com quatro HUBs USB!

Porém, vi no GeekStuff4u um adaptador muito necessário, principalmente para quem está sempre precisando ligar HD’s diversos no computador.

O SATA HDD Stage Rack permite que o HD SATA seja ligado externamente em um computador, através da USB 2.0. A taxa de transferência é suficiente para ser ter uma utilização confortável.

Adaptador SATA USB

Como ligar um HD sata na USB

Como está informado no site, o aparelhinho é bem pesado, para evitar que ele escorregue ou caia da mesa e aconteça um algum probleminha com seu HD. O único inconveniente é que isto aumenta bastante o frete, mas não vai ser problema se você é geek de verdade! :)

Update: Agora em 2011, já 4 anos após ter escrito este artigo já é muito mais comum encontrar no mercado adaptadores para HD externo, em geral SATA mesmo porque os modelos de HD IDE já estão realmente obsoletos. Estes adaptadores mais modernos sequer precisam de fontes de alimentação como fica claro neste modelo mostrado na imagem. Alguns deles vem até com um cabo USB de ponta dupla que permite drenar mais corrente de cada porta USB. Idealmente uma porta USB pode fornecer no máximo 500mA de corrente a um dispositivo, o que significa um consumo máximo de 1.5W. Usando 2 portas este consumo pode teoricamente dobrar. Como os HD’s de notebooks ou mesmo de desktop consomem cada vez menos estes adaptadores na maior parte das vezes funcionam apenas com uma entrada mesmo! É legal ver como as coisas evoluem rápido na área de informática! Até o link para o produto não está mais disponível e teve que ser retirado!