Afinar o instrumento musical antes de tocar quase sempre é uma chatice total. Claro que serve como um aquecimento prévio, mas exige um certa dose de paciência e tempo, coisa que nem sempre temos à disposição. A solução para isso é que os instrumentos não precisassem de afinação, o que está muito longe de ocorrer.

Por que afinar um instrumento?

A afinação é necessária por vários motivos, dentre eles a diferente dilatação das partes dos instrumentos relacionada à temperatura e tensão a que os mesmos ficam submetidos quando guardados. Afinar um instrumento deve ser uma das primeiras lições de quem está aprendendo um novo instrumento.

Guitarra que se afina sozinha

Essa caixinha é o afinador automático da guitarra. Incrível como demorou tanto para alguém fazer isso! (Foto: nashvillepublicradio.org)

A afinação serve para corrigir estes efeitos e a maneira usual de realizá-la é por tentativa e erro.
Primeiro, gera-se um determinado som e, dependendo da freqüência do mesmo (e do ouvido do “afinador”) , sabe-se como atuar para afinar o instrumento.

Guitarra que se afina sozinha

Existem aparelhos automáticos para realizar a afinação, que indicam se a nota está acima ou abaixo do desejado, e muito mais. Porém, nada se compara à guitarra do vídeo abaixo, que tem um sistema automático (e certamente muito preciso) para se auto-afinar.

Aos entusiastas da música e tecnologia, boa diversão. E não vão babar. Vocês comprariam uma guitarra dessas? Será que é uma guitarra cara?