Como tem sido costume aqui no Palpite Digital tenho publicado toda semana uma ilusão de ótica diferente. Existem milhares de imagens de ilusão de ótica, cada uma com seus fundamentos e motivos. As explicações científicas para a ocorrência das ilusões de ótica são as mais variadas, mas grande parte delas tem a ver com os complexos mecanismos de funcionamento do nosso olho.

Esta semana, resolvi inovar um pouquinho e publicar um vídeo de ilusão de ótica.

Ilusões de ótica em movimento com imagens

Com a combinação de algumas imagens, é possível criar uma ilusão de ótica que dá uma impressão de movimento e transforma as imagens em outras completamente diferentes! (Foto: designtaxi.com)

Recebi este vídeo através de um Buzz, e fiquei realmente impressionado com a simplicidade do experimento em relação ao resultado. O efeito é muito legal e parece muito simples de fazer.

Não sei da veracidade desta ilusão de ótica ou se é apenas algum tipo de viral, mas é bem legal a maneira como ela funciona.

É mesmo incrível como nossos olhos podem nos pregar as mais diversas peças. Esse tipo de ilusão de ótica, inclusive, existe nas câmeras de vídeo, sabia? É porque uma câmera de vídeo, na verdade, é uma câmera fotográfica que tira várias fotos por segundo. Essas várias fotos, quando são colocadas em série, dão a ilusão de que você está vendo elas em movimento. É o mesmo princípio daquela brincadeira de fazer os bonequinhos de palitos se moverem ao passar as folhas de um caderno muito rapidamente.

Para uma super câmera lenta, por exemplo, deve ser usada uma câmera que consegue tirar muito mais fotos por segundo. Aí, ela dá a impressão do movimento mais lento, porque consegue tirar fotos de mais movimentos de uma pessoa.

Você já viu uma ilusão de ótica desse tipo ao vivo? Já fez esta ilusão de ótica? Conte pra gente nos comentários!

3 comentários para “Vídeo de ilusão de ótica”

  1. Marcelo Costa

    Valeu pelo vídeo, realmente o efeito de ilusão de ótica é muito interessante. Vou tentar reproduzí-lo e ver ao vivo.

  2. José Benedito Aparecido Gomes Ribeiro

    Obrigado por estes, e-mails!
    Tudo que vocês mandam é fora de série!
    Mandem sempre! Obrigado.

  3. Gustavo Assis

    Cara, esta ilusão de ótica é muito massa! Onde é que arrumo esse papel?