Desde que o Orkut foi lançado o Brasil passou a ter uma rede social principal. Ou você tinha um Orkut ou você não encontraria nenhum brasileiro nas outras redes sociais. Com o tempo isto foi mudando e hoje temos mais de 100 redes sociais de grande e médio porte e outras centenas que são menores ou de assuntos específicos.

Algumas das redes sociais mais utilizadas no Brasil são: Orkut, Facebook, MySpace, Sonico, Hi5 e várias outras. Um bom lugar para você ter ideia do enorme número de redes sociais é usar o Google Sets para descobrir isto…

Foto para perfil em rede social

Mas o assunto principal deste artigo é: Como escolher uma foto para perfil do Orkut?

Hoje vemos muita poluição e informação errada nos perfis do Orkut. Alguns optam por não preencher corretamente certos dados do cadastro com medo de problemas relacionados à segurança. Mas o ideal é utilizar as opções de privacidade oferecidas pela rede social e definir aqueles que podem ver o seu perfil.

Encerramento do Orkut pelo Google

O Orkut foi descontinuado pelo Google, que colocou em seu lugar o Google+, onde você ainda pode procurar fotos para seu perfil. (Foto www.redsome.com)

Perigos das redes sociais

Mas então… como decidir qual foto colocar no Orkut? A resposta é simples. Coloque uma foto que tenha a ver com você, mesmo que não seja seu rosto. Estamos falando aqui daquela pequena foto sua que aprece para os seus amigos. Escolha uma foto que permita identificar você quando aparecer na listagem de amigos dos outros. Mas e a segurança? Bem… não é essa pequena foto que causa os problemas de segurança e levam aos perigos do Orkut.

Portanto as fotos para perfil do Orkut (e de outras redes sociais) devem ser simples, pequenas, sem muitos detalhes. Evite colocar no seu perfil do Orkut fotos que sejam constrangedoras para quem estiver vendo o seu perfil. Lembre-se que é a sua imagem que está em jogo.