Tanto o Linux quanto o Windows são sistemas operacionais. Os sistemas operacionais controlam o funcionamento do computador e possibilitam a instalação dos programas que os usuários irão utilizar.

Não existe um consenso sobre qual dos dois é melhor: o Linux ou Windows. Na verdade existem situações mais adequadas para cada um dos sistemas operacionais. Há também a questão de gosto pessoal que grande parte das vezes domina a escolha, subjugando violentamente a lógica.

Como se não bastasse a dúvida entre dois sistemas, resta dizer que o mercado de sistemas operacionais é muito maior. Existem dezenas de sistemas operacionais e centenas de versões e distribuições. Windows, Linux, Mac OS, Android e Symbian são exemplos de sistemas operacionais, alguns para computadores e outros para celulares. Windows XP, Windows 7, Ubuntu, Fedora, Debian são exemplos de distribuições ou versões dos sistemas operacionais. Este artigo aborda apenas a dúvida mais comum dos usuários iniciantes que já começaram a enxergar um pouco mais do mundo: escolher entre Windows e Linux.

Escolher entre Windows ou Linux

Eu acho que é possível uma convivência pacífica entre Windows e Linux, pois cada um deles oferece diferentes vantagens aos seus usuários. (Foto: www.lfchosting.com)

Vantagens do Windows e suas desvantagens

O Windows é o mais usado pela massa da população, logo os programas mais populares são feitos para Windows, incluindo nesta lista os vírus de computador e programas maliciosos. Desde o Windows 98, Windows 2000, Windows XP, Windows Vista e agora o Windows 7, a questão da segurança ainda é um problema no Windows. Logo quem vai utilizar o Windows deve instalar um bom antivírus e nunca clicar em links desconhecidos.

Vantagens do Linux e suas desvantagens

O Linux ganhou força nos últimos anos devido ao Ubuntu que tornou a sua interface mais amigável e fácil de utilizar. Para quem precisa programar o Linux se mostra incomparavelmente superior ao Windows, com ferramentas mais avançadas especialmente em se tratando de código aberto. Como grande parte dos programas hoje em dia são online o Linux tem ganhado cada vez mais força, pois para a maior parte dos programas online não faz diferença se você usa Linux ou Windows. Os principais navegadores de internet são compatíveis com Linux (Firefox e Chrome).

Eu utilizo atualmente o Windows para as principais tarefas e o Ubuntu dentro de uma máquina virtual para fazer os scripts e programas de que necessito para administrar o site. Se você tem tempo eu recomendo que você instale o Linux em uma máquina virtual e aprenda a mexer. Além de você conhecer um mundo inteiramente novo, estará ficando mais qualificado para o mercado de trabalho que cada dia mais procura profissionais com domínio de Linux.

Vamos discutir. Diga nos comentários se você usa Linux ou Windows e porque fez esta escolha!

2 comentários para “Linux ou Windows? Qual é melhor?”

  1. Fernando

    Linux FOREVER!

  2. Ylecio

    Na minha opinião nem Linux nem Windows são lá estas coisas. Ambos ainda estão à desejar.
    Parece que vivem correndo sempre atras da tecnologia e o pior: ainda não existe nada para superá-los.