Conseguir se concentrar para estudar é uma grande batalha para muitos estudantes. E não importa a idade – de estudantes do ensino fundamental e médio, aos estudantes de ensino superior e prestadores de concursos – a concentração é algo difícil de conseguir e de manter por muito tempo.

Conheça algumas dicas para melhorar o seu rendimento nos estudos e se concentrar diante de livros para ler! Pode não ser fácil seguir estas regrinhas na ponta do lápis, mas você precisa começar de alguma maneira e dar o primeiro passo. Esta inércia inicial é normal… e conforme você vai tentando, tudo vai ficando mais fácil.

Dicas para estudar com concentração

O que fazer para conseguir concentrar nos estudos?

  • Arrume todo o ambiente de estudo. Separe todos os livros e cadernos que for utilizar, os lápis e canetas, para não haver interrupções e deslocamentos. Desligue o computador, o som, a televisão e deixe o ambiente silencioso, bem iluminado e arejado. Avise as pessoas da casa que você está estudando e não deseja ser interrompido.
  • Não estude deitado na cama, pois isso certamente leva ao sono, um dos grandes vilões dos estudos. Escolha uma mesa e uma cadeira adequados à postura. Você não deve ficar curvado, mas com a coluna reta.
  • Descubra em qual horário você consegue render mais. Se é pela manhã, à tarde ou à noite. Tendo um horário escolhido é mais fácil manter a disciplina e o condicionamento para estudar. O que importa não é estudar muitas horas por dia, mas estudar com concentração e qualidade de aprendizado mesmo no mínimo tempo disponível.
  •  Não estude logo após o almoço. Faça uma pausa de 40 minutos antes de iniciar os estudos. Um cafezinho também é importante para afastar o sono pós-almoço.
  • Faça pausas durante o período de estudo se ele for mais longo. Se a pretensão é estudar 4 horas, faça um intervalo de 20 minutos após as 2 horas de estudo. Se o estudo for de 1 hora não há necessidade de pausa, né?
  • Quando a matéria é grande e o estudo precisa ser feito em vários dias, faça um cronograma dividindo as matérias pelos dias e horas de estudo disponíveis.
  • Deixe o sono em dia, dormindo as 8 horas necessárias por noite. Sono acumulado dificulta a concentração e o aprendizado, deixando as pessoas dispersas e com a mente desorganizada.
  • Pratique exercícios físicos para equilibrar as atividades da mente com as atividades do corpo. Qualquer desequilíbrio é sempre nocivo para os estudos e para o indivíduo como um todo.