Jogar Starcraft de maneira eficiente é muito importante para se tornar um adversário competitivo, seja você iniciante que quer evoluir rápido ou um aspirante a profissional.

A melhor forma de conseguir altos índices de APM’s (Actions per Minute) no Starcraft é usar os atalhos de teclado de maneira inteligente pois elas economizam tempo, cada vez mais crucial conforme se vai ganhando experiência.

Estive lendo a documentação do Starcraft no site do BattleNet e aprendi alguns atalhos de teclado muito interessantes, especialmente sobre a maneira de utilizá-los.

Starcraft - Jogar rápido é essencial

Starcraft: jogo de velocidade

Os macetes para Starcraft são estes abaixo:

Atalhos de teclado para o Starcraft

  • P, ao selecionar uma unidade móvel: isto vai colocar sua unidade para patrulhar o terreno, atacando qualquer elemento inimigo que esteja ao seu alcance. Se for uma unidade terrestre, ela irá atacar enquanto for possível e não irá seguir o inimigo. Se for uma unidade aérea, o ataque será feito enquanto for possível, inclusive seguindo o inimigo enquanto ele estiver vivo. Após destruir a unidade inimiga a unidade voadora voltará ao estado inicial de patrulha. Observe que isto pode ser perigoso pois sua unidade móvel poderá cair em uma armadilha. Para unidades de solo, pode ser bem interessante.
  • Selecione uma unidade atacante, A, clique no solo: semelhante a apenas clicar no solo, mas sua unidade irá revidar ataques em seu caminho e atacar tudo que for possível. O comando move, usado ao clicar no terreno faz com que sua unidade não revide ataques, mas se mova o destino escolhido independente do que ocorra. Pode ser bem perigoso se suas unidades encontrarem o inimigo no caminho.
  • Espaço: vai para a última unidade que gerou algum alerta ou aviso de transmissão. Por exemplo, quando acabar um upgrade, você receberá um aviso. Pressione espaço para ir à unidade relativa e começar outro upgrade, por exemplo. Quando uma unidade ficar pronta, como um SCV, você poderá ir diretamente para ele.
  • Associar números a unidades ou grupos de unidades: selecione as unidades desejadas, pressione CTRL+(número de 0 a 9). As unidades selecionadas serão associadas ao número. Ao pressionar o número a qualquer momento do jogo, as unidades serão selecionadas. Pressionando novamente a visão do mapa será movida para a localização das unidades. Jogando com Terran, por exemplo é interessante associar números aos Commsat Station e, para usar a habilidade do mesmo, pressionar o número e s, escolhendo assim o local que se deseja ver. Outra dica interessante é ter números associadas a SCV’s próprios para fazerem reparos em unidades danificadas.
  • Shift+F2,Shift+F3,Shift+F4: Associa a tecla de função à posição mostrada no mapa. Depois basta pressionar a tecla de função novamente para que o mapa seja posicionado no local. Melhor para ser usado nas regiões importantes das bases inimigas, visto que em sua própria base você pode usar os número de 0 a 9 em qualquer de suas construções.
  • A segurando shift: selecione uma unidade de ataque, pressione A e vá clicando nos alvos a serem atacados. Eles serão atacados 1 a 1, na ordem escolhida. Muito útil caso você tenha um conjunto de unidades e prefira matar as unidades do oponente em alguma ordem mais inteligente que a padrão do jogo.
  • SCV com fila de reparo: clique em um SCV ou conjunto de SCV’s, selecione a opção “Repair”. Segurando o Shift, clique em cada unidade danificada que deverá ser reparada. Os SCV’s irão reparar as unidades na ordem em que foram clicadas.

Com estas dicas certamente seu jogo ficará mais dinâmico e você terá mais tempo para pensar na estratégia e analisar em tempo real a situação do inimigo. Se gostou divulgue ou salve em seus favoritos pois pode demorar um tempo para você se familiarizar com cada uma destas dicas de Starcraft.