Em 27 de março de 1886 nasceu o arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe, um dos principais ícones da arquitetura do século XX e que foi professor de Bauhaus.

Suas obras tem destaque por serem sofisticadas e fazerem um excelente uso da geometria aliada ao racionalismo. Seus projetos fazem uso de materias modernos para as épocas em que foram criados, como aço industrial e muito vidro.

Outro fato que dá visibilidade a Mies van der Rohe são algumas de suas frases como “less is more” (menos é mais) e “God is in the details” (Deus está nos detalhes). Estas frases são hoje aplicadas e usadas com adequação perfeita em cenários mais diversos, bem diferentes da arquitetura como engenharia de software, moda e design de produto.

Os projetos arquitetônicos criados por Mies van der Rohe priorizam as necessidades desde a concepção, daí o foco na racionalidade. Os edifícios e espaços criados poe ele sempre levam em consideração a utilidade e são limitadas pelo conceito do minimalismo.

Mies van der Rohe teve seu primeiro emprego na empresa do pai, trabalhando no ramo da cantaria, que faz peças em pedras para utilização em construções. Depois foi morar em Berlim e trabalhou como design de interiores. Em 1908 entrou no estúdio de Peter Bahrens, onde ficou até 1912 em contato com teorias de design vigente na época, na cultura alemã.

Durante sua vida Ludwig Mies van der Rohe foi autor de vários projetos famosos como o IBM Plaza em Chicago, que pode ser  visto na figura abaixo. Observe a utilização integral de vidro, hoje já mais comum.

IBM Plaza - Mies van der Rohe

Prédio IBM Plaza em Chicago - Mies van der Rohe

Ludwig Mies van der Rohe faleceu em 17 de Agosto de 1969 e foi cremado. Abaixo você pode ver uma foto de Ludwig Mies van der Rohe.

Mies van der Rohe

Ludwig Mies van der Rohe

Em toda sua vida Ludwig Mies van der Rohe foi autor de diversas obras de arquitetura pelo mundo, especialmente nos Estados Unidos e Alemanha. Ele é como se fosse o Oscar Niemeyer alemão! :)