Um dos fotógrafos mais famosos da França, Robert Doisneau, está sendo homenageado hoje pelo Google em um Doodle que mostra as letras do Google em meio a fotografias no estilo de seu trabalho.

Doisneau nasceu na cidade francesa de Gentilly de em 1912, no dia dia 14 de abril e viveu até 1994. Sempre gostou de fotografias de cenas de rua, mostrando a vida social dos parisienses com uma habilidade e talento fotográfico marcante. Além disso teve importantes fotografias publicacadas em revistas como a famosa “O Beijo de Hotel de Ville”, de 1950.

Em sua carreira foi sem dúvida um ícone da fotografia, sendo amplamente conhecido por sua imagens irônicas, misturando as classes sociais em suas imagens. Era também dotado de grande modéstia.

Robert Doisneau

Doodle do Google com Robert Doisneau

Em sua trajetória profissional apresentou em mais de 20 livros uma visão totalmente diferentes da vida como uma série de momentos calmos e frágeis. Sua maneira de ver arte e beleza no comum, no simples, e no normal era uma de suas qualidades evidenciadas em suas fotos. Há inclusive uma frase de Robert Doisneau que exemplifica isto:

As maravilhas da vida cotidiana são tão emocionantes. Nenhum diretor de filmes pode organizar o inesperado que você encontra na rua.

Doisneau recebeu a nomeação de Cavaleiro da Ordem da Légion d’honneur em 1984 e também vários outros prêmios e condecorações durante sua vida, dentre eles:

  • prêmio Kodak em 1947
  • Prêmio Niépce em 1956 ( Nicéphore Niépce )
  • Grand Prix National de la Photographie , em 1983
  • prêmio de Balzac , em 1986 ( Honoré de Balzac )

Após a segunda guerra mundial, muitas das fotos de Robert Doisneau tiradas até 1950 foram publicadas e transformadas em calendários e postais, tornando-se parte inconfundível da cultura francesa desde então.