O Starcraft 2 é um dos jogos mais recentes no ranking dos importantes jogos de estratégia em tempo real. Ao contrário da versão anterior que saiu a mais de 10 anos atrás, o Starcraft 2 exige conexão de internet para jogar online, NÃO permitindo jogar diretamente a partir  da rede local.

Muitos são os fãs de Starcraft 2 que não tem uma internet banda larga de qualidade, principalmente por residirem em locais ainda não cobertos pelas operadoras de telefonia e TV a cabo que fornecem internet. Nestas localidades costumam existir duas formas de internet: via rádio ou através da rede de celular, 3G, 2G, HSDPA, ou GPRS. Mas é possível jogar Starcraft 2 nestas condições de conexão mais lenta e com maior latência?

Eu fiz o teste com alguns amigos que se encontravam nesta situação. Eles estavam ( justificadamente ) loucos para jogar o jogo que haviam comprado, mas com uma mudança de endereço ficaram sem a internet por algumas semanas. O 3G foi a solução! Jogamos várias partidas 1×1, ele a partir do 3G e eu em uma conexão de 10MB normal. Na verdade a conexão dele ficava mais em modo GPRS \ Edge do que no 3G efetivamente, como é comum em grande parte dos bairros de Belo Horizonte.

Starcraft 2 - Jogar via 3G

O excelente Starcraft 2 é bem feito até no gerenciamento da conexão.

Raramente havia alguma problema de lentidão. Em alguns momentos o jogo exibia uma janelinha com a mensagem “Aguardando jogador”. Isto ocorria quando a latência da conexão 3G ficava alta de repente ou mesmo quando a conexão caía. Nos casos de latência alta, a mensagem logo desaparecia o jogo continuava normalmente. Quando a conexão dele caía ela simplesmente se conectava novamente à internet e o jogo continuava após 1 ou 2 minutos. Basta não fechar a janelinha que aparece! Em outra palavras: o Starcraft 2 é extremamente robusto em relação à qualidade da conexão dos jogadores. Tivemos apenas 1 caso em que interrompemos a partida devido a problemas de conexão em mais de 20 partidas!

Ao jogar partidas 2×2, no entanto, a situação foi um pouco diferente. Havia 2 pessoas usando  conexões 3G diferentes. Como numa partida 2×2 os adversários eram asiáticos e americanos, parece que a latência menor das conexões via celular tiveram um impacto bem maior e a partida toda ficou um pouco mais lenta, mas assim mesmo foi possível jogar!

Se você tem uma conexão através do celular que atende às suas expectativas de acesso à internet para ler emails e usar redes sociais, vale a pena comprar um modem 3G ou um roteador 3G para compartilhar sua conexão com seu computador e disputar partidas de Starcraft 2. Só tome cuidado para não sobrecarregar a conexão enquanto joga. Evite deixar o navegador aberto, programas de email e torrents. Feche tudo e use apenas o Starcraft 2 para que seu jogo flua tranqüilamente mesmo com a conexão mais lenta que a banda larga fixa!