Você já ouviu falar dos QR Codes? Eles funcionam mais ou menos como um código de barras mais moderno. Originados no Japão, onde eles são muito comuns, QR significa “Quick Response”, ou seja, Resposta Rápida. Ele ganhou esse nome porque é um código que pode ser lido com muita facilidade por praticamente qualquer telefone celular que tenha uma câmera. Eles colocam um pedaço de informação em um mídia qualquer e, através de seu telefone, você expande o uso dessa mídia.

Ao ver um QR Code em algum lugar basta abrir o aplicativo correto e apontar a câmera para o símbolo, que fará com que na tela do celular você seja direcionado a URL do trailer de um filme, um cupom promocional, o site de uma loja ou marca. As possibilidades são imensas.

Eles são melhores que um código de barras porque conseguem armazenar mais informações, criando cada vez possibilidades. No mundo moderno, onde temos pouco tempo para copiar uma URL inteira de um comercial que gostamos na rua, o QR surge como algo prático e que pode ser muito criativo.

Em um telefone com sistema operacional Android o iOS, basta só ter o aplicativo correto e tirar o maior proveito possível destas figuras com ricas informações. QR Reader do iPhone está entre os aplicativos de resposta mais rápida e prática, também disponibilizando opções de compartilhamento do código via redes sociais. o QR Scanner também é excelente, mas sua interface deixa muito a desejar. Para Android, temos o Barcode Generator/Reader, que além de possibilitar a leitura dos QR Codes, deixa que o usuário crie os seus próprios. O Scanlife Barcode Reader e o mobiScan QR também são excelentes opções, com o segundo sendo o mais rápido entre todos os três e tendo ainda a capacidade de leitura de códigos de barras.

Exemplo de modernização das mídias

O QR Code é um recurso tecnológico que possibilita o armazenamento de informações e sua conseguinte leitura através de um celular ou outro aparelho capaz de efetuar a leitura do código. O desenho da figura é um exemplo de como é um QR Code. (Foto: searchengineland.com)

Hoje, ainda há poucos que se utilizam deste recurso tecnológico para facilitar o acesso à informação. Porém, empresários de grande ou pequeno porte podem usar estes códigos de diversas maneiras, colocando as imagens em produtos ou cartazes em lojas onde sua visualização seja fácil e tenha uma boa visibilidade perante seu público alvo. QR Codes podem conter detalhes sobre os produtos, contatos, ofertas, eventos, competições, cupons promocionais, endereços para redes sociais, sites promocionais e vídeos no youtube.

Um exemplo de ação promocional e que ficou muito legal é a do vídeo abaixo:

Além de ações promocionais, um outro uso mais moderno para o QR Code é o registro e estocagem de alguns produtos. Como ele armazena mais informações, um produto que o possua pode colocar informações como local de fabricação, data, tempo de armazenamento e muito mais, coisas que um simples código de barras impossibilitaria.

Tome cuidado pois já existem algumas pessoas que utilizam estes códigos para fins maliciosos, levando a links com vírus ou com códigos embutidos que te levem a sites que podem roubar informações pessoais que estejam em seu celular. Todos cuidado é pouco nessas horas e por isso, recomendamos que você leia apenas os QR Codes de fontes conhecidas e confiáveis.