Ao longo dos últimos anos houve avanços surpreendentes em vídeo e tecnologia que agora nos permitem facilmente produzir vídeos e ter conversas de vídeo ao vivo. As pessoas estão aceitando melhor a idéia de usar o vídeo para se comunicar com empresas, amigos, celebridades, colegas de trabalho e quem mais estiver online no momento. Hoje você pode participar de um “Google Hangout” para ter um vídeo-chat ao vivo com até outras nove pessoas e permite que qualquer pessoa no Hangout possa compartilhar sua tela de computador.

O que faz do Hangouts do Google uma grande ferramenta é que é simples de usar. O que estes Hangouts significam para os negócios e usuários no nível mais básico é que as chamadas de conferência ou vídeo-conferências ficaram muito mais fácil e gratuitas. Ter um robusto serviço de vídeo para encontros e bate-papos é um diferencial e tanto.

Esses chats de vídeo podem facilmente ser gravados para quem ficou de fora da conversa, ou se desejar que a conversa esteja disponível mais tarde para quem quiser dar uma espiada. Esse recurso é ótimo pessoas que queiram estar por dentro das conversas quando elas não puderem participar.

O “Hangout com Extras” também possibilita sessões de brainstorming e reuniões de projeto em grupo muito mais fácil porque você pode compartilhar e editar documentos ao mesmo tempo. Isso é maravilhoso quando você tem diferentes pessoas em lugares diferentes, seja em outro andar do mesmo edifício ou do outro lado do mundo.

Opção de vídeo-chat

Para reuniões familiares, conversas com amigos ou mesmo reuniões profissionais, você pode fazer um Hangout Google com até 9 pessoas. (Foto: tools.google.com)

Um exemplo simples de uso futuro para o Hangout do Google, seria o processo de entrevista tradicional que temos em uso hoje. Ao entrevistar um estagiário ou empregado potencial você poderia conversar por vídeo na primeira vez, em vez de um telefonema.

Um treinamento virtual para uso em casa e externamente também seria mais fácil usando o Hangouts por ser em tempo real, capacidade de compartilhamento de tela para que você possa mostrar aos funcionários ou clientes como fazer algo, enquanto eles seguem você e podem fazer perguntas durante a conversa. Para uso externo estes Hangouts também pode acabar sendo o futuro dos serviços de suporte ao cliente. Muito parecido com o treinamento virtual, o suporte ao cliente poderia trabalhar em conjunto com as suas questões ou problemas e mostrar o que está errado ao invés de tentar descrever por telefone ou através de chat.

Para fazer um Hangout é muito simples:

  • Vá para plus.google.com/hangouts e clique no botão Iniciar um Hangout no lado superior direito da sua tela;
  • Clique no ícone Hangouts abaixo de um post interessante em sua página inicial para começar um Hangout sobre o post;
  • Clique no ícone Hangouts no lado esquerdo da página e clique em Iniciar um Hangout na seção ‘INVITE HANGOUT’;

Você também pode iniciar um Hangout e enviar e receber convites de Hangout de outros serviços do Google, incluindo:

  • Google Gmail Chat (ou seja, Google+, iGoogle, orkut);
  • Google Calendar.

Em 5 anos, talvez Google Hangouts será obsoleto, mas o vídeo-chat não. Conversas com vídeo são simplesmente o próximo passo na evolução da comunicação, passamos do telégrafo para o telefone, depois para conversas online e chats de vídeo agora. Cada passo na cadeia faz comunicação mais rápido e cada vez mais pessoal entre pessoas ao redor do mundo.