A Wikipédia define “meme”, como “uma idéia, comportamento ou estilo que se espalha de pessoa para pessoa dentro de uma cultura.” Muitas vezes memes mostram-se como uma imagem com palavras que podem ser facilmente compartilhadas no Facebook. Vamos puxar algumas idéias sobre o que funciona e o que não pode funcionar tão bem ao fazer um meme com programas como o Meme Generator ou o Meme Creator.

A imagem de uma celebridade para chamar a atenção

Muitas vezes as pessoas compartilham uma imagem simplesmente porque gostam da celebridade que está sendo apresentada. Isto pode não necessariamente ajudar a sua causa ou ser engraçado, a princípio. A celebridade precisa ser bem contextualizada para que o meme passe a mensagem que você deseja.

O uso de uma Hashtag do Twitter

Você pode ncluir uma hashtag do Twitter como parte do meme. Esta é uma idéia interessante que poderia inspirar partilhamentos multi-plataforma. É importante lembrar que quando um meme é compartilhada no Facebook, as pessoas não vão sempre ter tempo para ler longas explicações. As imagens tem que ser claras e objetivas: quanto mais simples, mais chances do meme ser compartilhado.

Imagens para memes

A partir de um programa gerador de memes, você pode criar um quadrinho como esse com uma história simples e assim, tentar provocar o riso em seus amigos no Facebook. (Foto: imagensface.com.br)

A utilização de uma citação famosa

Se você usa o Twitter, você sabe o impacto que citações famosas tem. Você pode usar o mesmo tipo de lógica com um meme Facebook. Mas se a imagem não tiver nada a ver com a citação escolhida, você vai ter uma certa dificuldade em atingir um público com sua criação.

Não copie, reinterprete

Como alguém que faz uma banda cover, você pode começar seus memes reinterpretando outros e usando imagens que já existem, mudando apenas as citações. Nem sempre suas brincadeiras serão engraçadas e algumas vezes você poderá até ser criticado. Existe uma dose de sorte também ao criar um meme e um pouco de criatividade. Às vezes, a idéia de um amigo prolifera rapidamente, enquanto suas 30 idéias de memes ainda não vingaram. É assim no mundo da internet.

Considerações Finais

Espero que essas dicas para usar memes no Facebook para promover sua causa ou simplesmente, fazer uma piada com os amigos, tenham sido úteis. Lembre-se que quando as pessoas estão no Facebook, elas geralmente estão apenas dando uma rápida olhada em alguma coisa antes de decidir compartilhar, curtir ou deixar de lado. Você quer uma imagem convincente, uma mensagem clara e mais importante, algo que seja fácil de entender, atingindo o maior público possível. Portanto, mantenha sempre sua cabeça no que é simples.