Google+ é a rede social do Google e uma de seus melhores serviços integrados é o Hangouts, o seu grupo de serviços de vídeo chat.

O Hangouts do Google parecem ótimos e são divertidos e fáceis de usar. Assim como suas atualizações de status Google+, você pode escolher quais grupos de pessoas que você deseja convidar para a sessão de Hangouts do Google, tornando mais fácil para iniciar uma conferência de vídeo em segundos.

Baseado na nuvem, ou seja, no seu uso pelo seu navegador, quase qualquer um em qualquer sistema ou navegador pode usar Hangouts do Google. É incrivelmente intuitivo, o que pode fazer qualquer pessoa pode facilmente começar a utilizar este serviço de vídeo chat. Voz e qualidade de vídeo também são grandes. A integração com o YouTube torna o Google Hangouts divertido de usar.

Se há um usuário seja inadequado durante um ponto de encontro, eles podem ser relatados, mas não expulsos da sessão de chat com vídeo. Além disso, no primeiro uso, você pode precisar atualizar seus plugins e reiniciar o navegador. É um serviço gratuito, mas que ainda está ganhando seu espaço no mundo online.

Para começar com o Google Hangout, os usuários precisam instalar o plug-in do Google Voice e Vídeo. Isso permite usar vídeo em Hangouts, Gmail, iGoogle e no Orkut. O plugin leva cerca de 30 segundos para instalar. Depois disso, você está pronto para começar a usar o serviço. Cada sessão hangouts pode conter até 10 pessoas usando vídeo.

Ao criar um hangout, você pode escolher qual grupo de contatos, ou círculos você deseja convidar para o bate-papo de vídeo. Um post irá aparecer em todos os locais relevantes deixando as pessoas saber que um ponto de encontro está acontecendo e listando todas as pessoas que participam atualmente.

Se você convidou a menos de 25 pessoas, cada um vai receber um convite para o hangout. Além disso, se você convidar os usuários que são membros do Google+, eles receberão uma mensagem de chat com um convite. Os usuários que foram convidados, mas tentam criar seu próprio hangout, receberão uma notificação de que já há um acontecendo. Cada ponto de encontro tem o seu próprio endereço web que pode ser compartilhado, tornando mais fácil para convidar mais pessoas.

Vale a pena manter em mente que hangouts são criados por um usuário, mas todos que estão convidados podem convidar outras pessoas para o bate-papo de vídeo. Além disso, é impossível chutar as pessoas para fora de um hangout, o que pode ser algo negativo.

Enquanto Hangouts do Google não é uma ferramenta específica de negócios, é uma ótima alternativa para o Skype quando se trata de uma hospedagem maior, mas chats informais, a integração com vídeos do Youtube e a facilidade do chat em grupo no hangout. Talvez a maior limitação do programa ainda seja a internet brasileira, de má qualidade e que pode interromper muito dos hangouts, prejudicando a experiência.

 

Google hangout

O hangout do google pode ser aquela chance de reunir os membros da família para uma conversa casual ou mesmo planejar um encontro, (Foto: tools.google.com)

Hangouts X Palestras presenciais

Pense rápido: quantas vezes você já não quis ir a uma palestra mas tinha alguma tarefa a fazer em casa em um horário próximo e não poderia comparecer na mesma? Ou até, quantas vezes você deixou de ir em uma delas por não ter dinheiro para a viagem, porque ela acontecia em outra cidade? Um hangout funciona como uma mesa redonda, com vários participantes podendo interagir entre si e com a internet, com um fluir muito maior de informações e uma discussão que pode ser muito mais rica do que uma palestra para muitas pessoas. Todavia, perde-se um pouco do lado humano, onde as conversas paralelas podem resultar em conhecimentos e discussões que enriqueçam o conhecimento de um indivíduo sobre uma determinada área.

Além disso, é muito mais confortável participar de uma reunião e/ou palestra do conforto de sua casa. É uma nova forma de comunicação que ainda tem que firmar seu espaço, mas já consegue mostrar seu valor para a vida online.

Considerações finais

Hangouts do Google é uma grande ferramenta que oferece uma experiência incrível. A facilidade de uso e a interface prática, além de consumir pouca memória do computador, o torna uma opção muito atraente quando se quer bate-papo de vídeo e compartilhar na web com qualquer um do seu grupo de contatos, a qualquer momento, sem as limitações de ter de encontrar um lugar de encontros ou uma longa viagem para conversar sobre assuntos que você gosta com quem realmente se interessa.