A Microsoft a partir do Office 2007 incluiu nos programas do pacote office arquivos que terminavam com um “X” na extensão. Por exemplo, o Word passou a salvar arquivos no formato DOC e no formato DOCX. E o Excel passou a salvar arquivos no formato XLS e XLSX. O objetivo ao introduzir este formato de arquivo foi, além de possibilitar que o formato pudesse armazenar as novas edições e ferramentas introduzidas pelo novo programa, limitar a possibilidade de que outros programas pudessem editar e visualizar tais arquivos.

Passados alguns anos desde o lançamento, já existem na internet algumas opções para a visualização e edição destes arquivos que são de fácil acesso e gratuitas. A primeira delas vem da própria Microsoft.

Quem tem uma conta no hotmail, outlook ou no Skydrive (programa de armazenamento de arquivos na nuvem da Microsoft) pode visualizar arquivos DOC e DOCX online. Não dá pra editar, mas dá pra pelo menos já ver o conteúdo dos arquivos. Se você tiver uma versão antiga do Office (anterior a 2007), é possível baixar um pacote de compatibilidade que possibilita a edição e visualização de arquivos DOCX. Não é demais?

Agora, se você não tem o Office ou quer editar um arquivo XLS ou XLSX, você precisa de um programa que faça isso para você. Você pode optar pelo Google Drive, o Libre Office ou o Open Office. O primeiro é online, sem a necessidade de baixar qualquer tipo de arquivo, a não ser que você queira. Os outros dois são pacotes de programas, similares ao Office, que possibilitam a leitura e edição de arquivos XLS e XLSX, além de outros formatos dos programas da Microsoft. A diferença entre eles e os programas da gigante fundada por Bill Gates são ínfimas, se restringindo mais à interface dos programas.

Arquivos xlsx

Arquivos XLSX de Excel podem ser facilmente convertidos para XLS ou outro formato e serem lidos e editados pelos programas concorrentes do pacote Office. (Foto: qweas.com)

O arquivo XLS é de fácil leitura por qualquer programa. Já o XLSX pode ter algum problema ou conflito com o programa que você utilizar. Pensando nisso, neste link, você pode converter arquivos XLSX para XLS ou outras extensões que facilitem a edição deste arquivo em suas mãos.

Mesmo tendo as opções online para edição, sempre tenha em seu PC pelo menos um programa offline. As opções que demos são todas gratuitas e pequenas para serem baixadas. Não deixe de estar preparado com as ferramentas de produtividade certas.