Todo ano, o Brasil se mobiliza para vários diferentes programas no Carnaval. As opções vão desde ficar em casa até viagens para lugares badalados. Tem opção para tudo quanto é gosto e você pode escolher os mais variados destinos e programas. Cada um envolve também coisas boas e ruins, que podem te ajudar na decisão do programa de cada ano. Quais são as opções e como decidir entre elas?

Programas Caseiros

Seja por estar com pouco dinheiro ou simplesmente por querer ficar em casa, você pode relaxar com os amigos ou curtir sua própria companhia. Sessões de filmes e seriados tem se tornado muito populares, além de sessões com jogos de tabuleiro e video games em versões online ou presenciais. Centros urbanos normalmente ficam mais vazios e calmos nos dias de carnaval, o que pode ser uma boa oportunidade para aproveitar atrações culturais de sua cidade que você normalmente não tem tempo para aproveitar, como parques e museus. Pode ser desvantajoso se você não gostar de passar o Carnaval mais sozinho, uma vez que seus amigos podem arrumar programas de última hora e te deixar na mão, se tiver algo programado. Mas aí fica a seu cargo de escolha e risco.

Piquenique

Por que não fazer um piquenique nos parques da cidade com amigos ou sua namorada, aproveitando os dias livres e a cidade mais vazia? (Foto: mundodastribos.com)

Praia

Quem mora no interior, sonha com as praias no Carnaval. Elas são realmente os destinos mais badalados. Seja para quem quer muitas festas ou quem quer destinos mais tranquilos, há opções para todos. As empresas de turismo tem pacotes que podem valer a pena o investimento e vendem tais pacotes o ano inteiro. Ou você mesmo pode planejar a viagem, alugando um apartamento ou casa com os amigos para ficar os dias do carnaval curtindo o mar e a vida boa da praia. Viajar para a praia no Carnaval tem a desvantagem de ter um preço alto, uma vez que o Carnaval está na alta temporada. Mas há preços e destinos para todos os gostos e bolsos, só precisando de um pouco de pesquisa por parte do interessado neste tipo de destino para o carnaval. Só tome cuidado na hora de escolher entre um lugar mais badalado e um lugar mais calmo: há farofeiros em todos os cantos e eles podem acabar com sua viagem.

Praia no carnaval

A maioria das praias ficam lotadas no Carnaval. Porém, se você pesquisar um pouco, pode encontrar destinos muito tranquilos e acolhedores. (Foto: alicinhasemeghini.blogspot.com)

Interior

Hotéis fazenda, parques naturais, cidades do interior. Os dois primeiros são destinos para quem quer um pouco mais de sossego, mas, ao mesmo tempo, mudar do ambiente caseiro para um lugar mais agradável. Os parques naturais do Brasil tem muitas opções de trilhas e caminhadas ecológicas que colocam a pessoa em um contato com a natureza que relaxa muito. Já hotéis fazenda tem entretenimento para toda a família. Cidades do interior são muito conhecidas pelos carnavais, que podem ser mais tranquilos ou mais badalados, dependendo de sua opção. Minas Gerais, por exemplo, é muito conhecida por carnavais de interior que são muito movimentados e que lotam as ruas. Se você não souber escolher direito seu destino do interior, pode acabar se dando mal na escolha. É necessário um planejamento legal e uma pesquisa sobre o que aconteceu nos anos anteriores, uma vez que há também problemas de segurança em cidades do interior que ficaram muito badaladas de repente. Hotéis fazenda e parques naturais também precisam de pesquisa, uma vez que os primeiros podem ter problemas na qualidade dos serviços oferecidos e os segundos podem ter limitações de público diário e preços de entrada diferentes para os dias de carnaval. Cuidado nas escolhas!

Carnaval no interior

No interior, a opção mais famosa é acompanhar os blocos de cidades históricas, com muita diversão e animação! (Foto: izp.al.gov.br)

Viagens para o Exterior

Carnaval também é uma boa época para viajar para o exterior. Escolha seu destino baseado em seus gostos pessoais e preferências. No hemisfério sul, o clima estará mais ameno ou até muito quente, enquanto no hemisfério norte temos as atrações do inverno. Como o Carnaval é alta temporada no Brasil, os pacotes podem estar um pouco mais caros nessa época e a escolha de uma agência de turismo boa ou uma pesquisa de destinos pode demandar um pouco de seu tempo e até algumas dores de cabeça. Mas que podem ser compensadas com uma viagem inesquecível para destinos fora do Brasil, fugindo do caos do Carnaval.

Cruzeiros

Cruzeiros no Carnaval

Os cruzeiros para o Carnaval podem ser badalados ou mais familiares. Escolha o cruzeiro certo antes de comprar seu pacote. (Foto: cruzeiroeaqui.com.br)

Os cruzeiros marítimos tem feito um certo sucesso entre os brasileiros nos últimos anos. Existem muitas opções e no Carnaval, temos cruzeiros de baladas e cruzeiros familiares, mais tranquilos. Se você conseguir se planejar, pode conseguir pacotes com preços muito em conta no início do ano para o ano seguinte. Se for daqueles que escolhe de última hora, pode preparar bem seu bolso. Cruzeiros são uma ótima experiência, mas pode ser mais legal investir em uma viagem para o exterior, para conhecer novas culturas e explorar novos territórios.

Nossos leitores também podem ter opções diferentes para o Carnaval. Quais opções vocês preferem? O que esquecemos em nossa lista? Deixem suas opiniões nos comentários e nos ajudem a criar guias melhores!