Uma orquídea requer mais atenção do que algumas plantas de casa, mas você pode  plantar e cuidar destas lindas flores se você pode configurar o ambiente adequado para mantê-las saudáveis​​. Esteja preparado para investir tempo para cuidar dessa planta um tanto quanto exótica na sua casa.

O primeiro cuidado a tomar com sua orquídea é colocá-la em um local que recebe a luz solar natural. O local não deve ser demasiado quente. Se você colocar a planta em uma janela e a luz direta do sol for muito quente, principalmente durante o verão, mova a orquídea para uma mesa próxima ou balcão onde possa receber luz indireta. O calor pode queimar as folhas e flores e não é bem isso que você vai querer com sua bela orquídea.

Comprar uma luz para plantas. Se o ambiente não oferecer suficiente iluminação natural para crescer uma orquídea, é claro. Pergunte ao seu revendedor local da planta para sugerir uma fonte artificial de luz que seja ideal para sua residência.

Mantenha a orquídea sempre úmida. Uma orquídea é uma planta tropical e seu ambiente natural seria uma área úmida com bastante água. Mas tome cuidado para não usar água demais ou você irá danificá-la. Ague com moderação sua orquídea todos os dias para mantê-la úmida sem se afogar as raízes. Você pode também jogar um pouco de água nas folhas e flores da planta, mantendo-a úmida.

Plantando orquídeas

Na internet existem muitos fóruns, sites e vídeos que podem te ajudar mais ainda a plantar e cuidar de suas belas orquídeas! (Foto: http://www.orchid-expert.com)

Plante sua orquídea em um pequeno recipiente. As raízes delicadas precisam do apoio de um pequeno pote para prosperar e crescer. Algumas orquídeas precisam serem replantadas anualmente, enquanto outras se desenvolvem por anos no mesmo vaso. Mantenha o seu vaso de orquídea em uma mistura de cobertura morta para plantas tropicais e com bastante nutrientes. Se estiver tudo dando certo, não será necessário mais nada.

Fertilize sua orquídea com um alimento de planta feito especificamente para orquídeas ou plantas com flores tropicais. Pergunte ao seu especialista em plantas para sugestões baseadas em onde você vive.

Faça bom proveito desta bela planta e suas flores vistosas e elegantes! E cuide bem da planta. Afinal, uma orquídea na vida real não é como sua fazenda online no Facebook.