Falar sobre os sites que permitem isso, mas explicar que a criatividade tem preço e contratar um design pode ser interessante. Sites como 99 designs são uma boa.

Você possui um negócio ou empresa? Você certamente vai precisar de um logotipo, de modo que as pessoas vão saber quem você é, onde você está e qual imagem você quer repassar aos seu público alvo. Um bom logotipo pode ser a diferença entre um negócio de sucesso e um fracasso. Obtenha um bom logo e o mundo vai lembrar da sua empresa. Um logotipo bem feito não é difícil de projetar. Siga os seguintes passos e você vai finalmente conseguir um bom desenho de logotipo que irá ajudá-lo a construir sua identidade de marca, ficando contigo por um bom tempo.

O primeiro passo é responder algumas perguntas para um brainstorm de idéias para seu logotipo, tais como:

  • Por que sua empresa precisa de um logotipo?
  • O logotipo dá aos consumidores uma sensação de segurança?
  • Ajuda na construção da imagem da empresa?
  • Ajuda na construção da identidade da marca?
  • Ajuda a guiar o consumidor com a identidade do mercado?
  • Ajuda a criar e construir a consciência do consumidor?
Logotipos famosos

Como você pode ver, as grandes empresas dessa imagem tem um logotipo fácil de memorizar e identificar em qualquer situação. (Foto: http://i.imgur.com)

A partir deste momento, você pode partir para dois caminhos possíveis. No primeiro deles, você pode contratar um designer ou uma empresa de comunicação visual para fazer o logotipo para você. Tenha em mente que nesta opção há um custo envolvido, mas a segurança de que seu logotipo estará nas mãos de um especialista da área. No segundo caminho, você mesmo pode pesquisar e criar sua logo, respeitando regras básicas para um bom design. As regras básicas são válidas para ambos caminhos, uma vez que serão responsáveis para a orientação de sua empresa no mercado.

Mantenha o seu produto em mente. Logos devem ter relevância para o seu produto e serviços. Você não gostaria de ter um logotipo com um carro sobre ele se o seu negócio é de computadores. E assim como você deve se concentrar em seu negócio, concentre-se também em seu mercado alvo.

Siga seu tema da cor corporativo. Lembre-se que cores devem levar em consideração possíveis economias dentro da empresa, com uniformes, cartões, adesivos e mais. O projeto tem que ser “limpo” o suficiente para ser usado em larga escala. Veja alguns logos de sucesso, como Apple, Microsoft, Windows e Coca Cola. São logos que não importa a época, você sempre irá associar aos valores que estas empresas pregam no mercado. Eles são boas inspirações, esboços para o que pode se tornar seu logotipo. Pense em possibilidades diferentes, e discuta com seus empregados e/ou sócios. Eles vão ajudar você a decidir qual a ideia final que o logo deve transmitir.

A regra principal para um logotipo: mantenha ele simples, pois deve ser fácil de memorizar.

Tentar incorporar o nome da empresa ou algum tipo de mensagem pode acabar “sujando” um pouco o design ou tornando-o mais completo. Cabe aqui um pouco de bom senso para saber o resultado final.

Sugestões de designs

Nesta imagem, temos exemplos de logotipos simples mas fáceis de memorizar. (Foto: http://2.bp.blogspot.com)

Um bom design de logotipo irá funcionar em qualquer ambiente de sua empresa, seja um cartão de negócios, um flyer, uma mensagem promocional, uma sacola para produtos ou a mesa de recepção de sua empresa. Ele também é adaptável para a expansão de seu mercado e de seu público alvo.

Não se limite a criar apenas um design. Faça e pesquise por vários. Busque por exemplos em pesquisas na internet ou sites que mostram os trabalhos que já fizeram para outras empresas, o que também funciona como pesquisa de preços para empresas que podem fazer um design de logotipo para você. O site 99 designs é um bom exemplo de empresa que faz o design de logotipos. O Design Crowd também é uma excelente opção, que deixa a montagem de seu logo na mão de várias pessoas e que tem alguns exemplos no site.

No final de tudo, peça opiniões de amigos, familiares, peça a eles total e completa honestidade. Não fique desapontado ou leve a opinião das pessoas para o lado pessoal. Afinal, são apenas negócios e opiniões devem ser encaradas com profissionalismo.

Seu logo deve ser memorável e fácil de identificar. Uma pessoa tem que ser capaz de olhar para ele e lembrar de como ele era mais tarde.

Dito isto, creio que temos uma boa ideia de como começar a criar um logotipo. Tenha uma boa sorte!