Violetas são maravilhosas plantas silvestres que são muito fáceis de plantar e cuidar. Elas enfeitam um jardim maravilhosamente e podem ser utilizadas para fins culinários, decorativos e como perfume. Uma vez plantadas, elas crescem perenemente, espalhando através de corredores que crescem entre 20 – 30 cm de altura. Elas formam um tapete de crescimento que faz uma boa cobertura para excluir ervas daninhas. As folhas comestíveis podem ser colhidas durante todo o ano e as flores comestíveis são produzidos no final do inverno e início da primavera.

Para plantar uma violeta, primeiro escolha uma posição adequada. Violetas precisam ser cultivadas em condições de semi-sombra, mas são bastante tolerantes, desde que não sequem. Elas precisam ser protegidas do sol da tarde quente em climas quentes, mas se você vive em um clima frio, você pode cultivá-las em pleno sol.

O pH do solo onde elas serão plantadas deve ficar em torno de 6,0-7,5. Adicione cal para diminuir solos ácidos. O solo deve ser bem drenado. Enriqueça-o com compostagem e/ou esterco. Se você tem solo argiloso, adicione a abundância de areia, resíduos vegetais em decomposição e esterco. Solos leves e pesados devem ser melhorada através da adição de uma quantidade generosa de estrume de vaca e argila ou barro misturado. Se cultivada em campo aberto, as violetas preferem um solo moderadamente pesado e rico. Você pode descobrir como analisar o solo de seu jardim facilmente com uma rápida pesquisa pela internet.

Plantando violetas

Com os cuidados certos, suas violetas ficaram lindas e vistosas em muito pouco tempo! (Foto: http://sp.life123.com)

Propague seu pequeno jardim de violetas dividindo plantas antigas. Se você já tem algumas plantas violeta crescendo ou conhece alguém que tenha violetas, use-as para a propagação. Basta quebrar uma pequena seção que tenha raízes, plantá-la em um vaso por algumas semanas até que fique bem estabelecida, e então plantar no local desejado. Primavera ou no outono são, talvez, os melhores momentos para fazer isso, mas provavelmente você vai descobrir que seu plantio funciona bem em qualquer momento. Isto deve ser feito a cada dois anos, uma vez que você tem um jardim violeta estabelecido, para alcançar melhores resultados de crescimento. Se você tem sementes, observe que a semente é mais semeada no outono em um clima frio. A semente requer um período de estratificação frio e de germinação de sementes armazenadas pode ser errática. Separe as mudas em potes individuais, quando elas estiverem grandes o suficiente para serem retiradas e plante-as no verão.

Espace as plantas violeta entre 25-30 cm de distância. Plante-as em fileiras ou em um padrão mais criativo que se adapte ao seu espaço do jardim, sempre mantendo o solo onde elas estão úmido mas não molhado demais. Cuide das ervas daninhas  colha as folhas e flores como desejar, caso as use na culinária ou para perfumes. As flores geralmente são produzidas no final do inverno e início da primavera. Elas toleram temperaturas bem frias com facilidade e são plantas muito resistentes. Com estes cuidados, facilmente você terá uma casa cheia desta bela planta e coberta com flores bonitas. Quem ama a fotografia, pode até tirar um bom proveito com fotos macro destas plantas de textura sedosa e cores vivas.