A flor de seda ou flor de maio tem uma floração que começa a aparecer em abril e estende-se até julho. Elas são muito apreciadas principalmente pelos variados tons de suas flores. O clima brasileiro favorece o crescimento e a floração destas plantas, que são capazes de dar flores o ano inteiro. É uma planta fácil de cultivar, principalmente por ser nativa de nosso país.

O ponto alto de sua floração acontece em maio (daí o nome). Após florescer, ela entra em um estado de descanso, quando deve ser mantida em solo seco, regado uma vez a cada dez dias e sem adubação. A troca do vaso também deve ser feito nessa época, assim como a retirada de mudas. A muda, por sinal, também é bem fácil de fazer: basta cortar um pequeno ramo e plantar em uma mistura de terra bem adubada com areia grossa.

Quando a primavera estiver chegando, comece a preparar melhor o solo, com adubação e água duas vezes por semana. Lugares com sol direto e bem iluminados são preferíveis. Caso queira elas para enfeite dentro de casa, a recomendação é que só coloque-as longe do sol depois que as flores tiverem aparecido. Mas pelo menos parcialmente elas devem receber a luz do sol.

Flor de seda

Suas variadas cores e sua grande resistência a fazem uma excelente opção para os mais diversos jardins! (Foto: http://4.bp.blogspot.com)

O florescer da planta acontece no outono e as flores costumam durar entre 2 a 4 semanas. O brilho do sol é crucial para que está planta cresça saudável e possa ter mais mudas para um jardim ainda mais bonito, com cores variando do branco até o lilás!. Até julho, mais ou menos, continue a rotina de aguar algumas vezes na semana, sem excessos e luz solar em abundância.

Tais cuidados devem mudar quando chegar agosto, quando a luz do sol e água são prejudiciais. Volte para a rotina de regar a cada dez dias e mantenha ela um pouco afastada do sol, mas de forma a receber a luz direta por algum tempo durante o dia. No verão, fisiologicamente falando, elas entram em dormência para se prepararem para um outono cheio de flores e beleza. E cuidar destas lindas plantas pode ser um ótimo começo para um hobby capaz de tirar você da frente do Facebook.