Todo mundo gosta de ir a festas. Há uma grande diferença de uma festa para outra, e tudo depende da finalidade do encontro. Siga algumas dicas para garantir que sua festa seja uma daquelas que as pessoas ainda falam carinhosamente durante semanas, meses ou mesmo anos mais tarde.

Faça um plano bem planejado, levanto todas as variáveis (ou quase todas) em consideração. Decida quem você quer convidar e se essas pessoas vão se dar bem uns com os outros. Você quer que todos tenham uma boa convivência, sem brigas. Tenha certeza de chamar mais mulheres do que homens também: isso não é machismo. Muitas das mulheres cancelam de última hora e você acaba com uma festa só com homens e o desequilíbrio poderá frustrar muitos. Leve em consideração elementos também como o clima (chuva ou sol) e o espaço disponível para a festa.

Peça para alguns amigos chegarem mais cedo e ajudarem você a preparar ou providenciar comida. Churrascos não são recomendados para uma festa que você queira que seja grande porque a comida do churrasco deixará as pessoas “molengas”. A ideia é usar petiscos, principalmente aqueles saudáveis, para que todo mundo fique com bastante energia do começo ao fim.

Dentro ou fora de casa, crie um ambiente com muitos espaços confortáveis. Se estiver um pouco mais frio, tochas e/ou fogueiras são uma boa pedida para criar um clima mais aconchegante.

Organizando uma festa

Para a festa ser realmente marcante, muitos detalhes tem que ser levados em consideração no planejamento, incluindo tudo que pode dar errado. (Foto: www.homecorp.tv)

Pense boa música como pano de fundo. Decida que tipo de música seus amigos gostariam. Opte por músicas mais animadas, dançantes, que empolguem a galera. Porém, não deixe de colocar na sua lista algumas músicas mais calminhas e tranquilas.

Adicione toques especiais para fazer seus amigos se sentirem confortáveis em sua casa. Você é a pessoa mais importante nesta festa como o anfitrião ou anfitriã. Como um bom anfitrião, apresenta as pessoas diferentes em conjunto para que a festa não seja apenas separadas panelinhas sociais. Algo importante também é que você contrate alguém para servir a comida e as bebidas ou você ficará durante toda a festa cuidando de comes e bebes e não vai aproveitar nada com seus convidados.

Verifique se sua festao não vai incomodar os vizinhos ou as pessoas que vivem com você. A ideia é para que todos possam aproveitar o tempo que passarem juntos. Uma boa tática é convidar os vizinhos para a festa e assim, ninguém fica incomodado.

Leve alguns jogos que todos vocês gostam para as pessoas interagirem e relaxarem. Você pode criar alguns também ou fazer pesquisas para jogos e brincadeiras para festas. Saia do tradicional “verdade ou consequência”.

Organizando uma festa

Com tudo pronto, equipe preparada, é hora de aproveitar a festa! (Foto: www.vailbeavercreekmag.com)

Se alguns de seus convidados ficarem inesperadamente, planeje a melhor maneira de mandá-los embora de forma segura, em vez de permitir-lhes arruinar sua festa. Às vezes, só de ter um segurança alto e forte já intimida qualquer um a bancar o engraçadinho. Porém, se este não é o caso, quando alguém ficar agressivo, chame um ou dois amigos mais próximos, leve-o para um local isolado e convide-o a se retirar, longe dos outros. A intenção aqui é que as pessoas continuem aproveitando a festa sem se preocupar com o que está acontecendo.

Ofereça um lugar para todo mundo da festa dormir. Nós sabemos a tendência que todos tem de querer beber e dirigir. Tranque o portão da festa, se necessário e diga que perdeu as chaves, caso algum bêbado queira sair dirigindo. E deixe claro para seus amigos que ninguém sairá de carro bêbado da festa. É importante cuidar de seus convidados para que eles voltem para uma próxima vez, não é?

Crie também um ambiente relaxante, com um computador tocando músicas ou passando vídeos no YouTube. Mesmo os mais animados precisam de um tempinho de descanso.

Ao contratar também uma empresa para organizar os comes e bebes, você também tira da sua cabeça que terá de comprar uma quantidade certa de comidas e bebidas. Assim, não terá que fazer cálculos complicados e que podem tomar boa parte do seu tempo e dinheiro.