É fácil para o seu quintal se tornar um depósito para coisas inúteis. No entanto, quando chega a hora de dar um destino para tudo isso, as coisas podem ter saído do controle. Nestes momentos, pode parecer um pouco esmagador limpar o quintal da sua casa. Por outro lado, o seu quintal pode se tornar desorganizado com certa normalidade, quando pode ser hora de uma limpeza regular sazonal. De qualquer forma, com um pouco de reflexão e organização, a tarefa de limpar o quintal da sua casa ainda é uma tarefa gratificante.

Liste o que precisa ser feito e priorize. Faça a sua lista para que cada projeto abra caminho para o próximo, a fim de manter o trabalho mais fácil e organizado. Comece com as coisas pequenas e deixe as grandes para depois.

Reúna todas as ferramentas necessárias para a tarefa em mãos. Dê um passeio mental através da tarefa, e observe quais ferramentas pode precisar, assim você não precisa perder tempo procurando por algo de novo uma vez que você começou. Para começar com a limpeza de qualquer desordem indesejada, você pode precisar de um carrinho de mão, luvas de trabalho, sacos plásticos e algumas latas de lixo ou outros recipientes para separar o que dar de presente ou para vender, o que a colocou fora para armazenagem sazonal e/ou o que eliminar.

Organizando espaços da casa

Um quintal bem organizado faz dele um grande espaço de convívio e relaxamento para toda família. (Foto: blogs.abc.net.au)

Trabalhe através de sua lista de prioridades de uma tarefa de cada vez. Termine um trabalho antes de iniciar o próximo para ter uma sensação de realização e de ver um progresso visível. Isto, mais uma vez, evita que a tarefa global ser cansativa e esmagadora e mantém cada tarefa tão fácil quanto possível. Também ajuda a evitar desnecessariamente desperdiçar seu tempo com tarefas repetitivas.

Conclua com alguns toques finais, depois de ter realizado as tarefas em sua lista. Livre de quaisquer sujeiras restantes, organize o espaço gramado de seu quintal (se tiver) e jogue uma água no espaço cimentado (se tiver).

Use o equipamento de segurança adequado para todas as tarefas. Você pode precisar usar luvas de trabalho e óculos de segurança e possivelmente até mesmo um capacete de segurança para tarefas como remoção de galhos, árvores, corte de grama, dentre outros. Por mais incômodo que eles seja, nunca deixe de usá-los. Crie um calendário para cuidar de suas plantas, fazendo com que esse processo fique mais organizado e precisse de menos tempo.

Por fim, pegue todas as ferramentas e guarde exatamente onde você as tirou. Com um espaço bem organizado, você poderá agora repensar no planejamento de seu quintal e quem sabe, construir aquela churrasqueira que sempre sonhou?