Habilidades de memória irão ajudá-lo a memorizar mais rápido e lembrar mais. Você será capaz de se lembrar de nomes, fatos, datas, história, fórmulas, esboços, palestras e muito mais. Basta seguir estes passos simples e você não só vai aumentar o seu tempo de memorização, você vai cortá-la pela. Sua memória de curto prazo irá melhorar e sua memória de longo prazo irá surpreendê-lo. Assim, você acaba otimizando seu tempo de estudos para concursos, já que não irá precisar de ficar voltando ao conteúdo anterior para memorização.

Faça conexões com o que você já sabe para memorizar rápido. Seu cérebro armazena informações em uma teia de idéias conectadas. Você nunca se perguntou por que um certo cheiro traz uma memória particular?

Seu cérebro vai lembrar melhor se você conectar um novo material a algum material antigo. Se você está estudando para um exame, descubra como este material se relaciona a algo familiar para você e fale sobre isso em voz alta. “Isso me lembra fulano de tal! ‘ ou “Então, a trajetória de um projétil tem que ser como um arremesso de basquete”. Tente associar o que você quer memorizar com cheiros e histórias também.

Imagine o que seria semelhante ao que você quer memorizar. Imagine que você pode sentir o cheiro ou tocar o que você quer memorizar. Para se lembrar de nomes, imagine o rosto da pessoa e repita o nome em sua mente uma e outra vez. Faça uma conexão absurda visual e modifique características do rosto da pessoas, de forma que te faça rir. Associe o formato do rosto da pessoa, por exemplo, com frutas e/ou outros objetos.

Ao decorar um fato para um teste, tente desenhá-lo em um gráfico ou diagrama ou imagem. Você será capaz de lembrar o diagrama ou imagem melhor do que um parágrafo de explicação.

Aprendendo a memorizar

Nem toda técnica de memorização funciona igual para todas as pessoas. Por isso, é importante se concentrar e se dedicar para encontrar a melhor técnica para você. (Foto: newsletter.onlineschool.ca)

Reproduza o material em voz alta. Temos de aprender mais rapidamente quando produzindo algo de nós mesmos. Repita em voz alta a partir da memória se referindo apenas às notas quando for necessário. Re-produzir o material até que você pode fazê-lo completamente da memória sem medo. Pense que você tem que explicar o conteúdo para alguém.

Se você é um aprendiz visual, em seguida, reproduza o material por escrito, em conexão com símbolos, desenhos e imagens. Enquanto faz isso, você pode ainda criar uma história para sua memorização. É importante criar uma conexão com o que você está aprendendo.

Você pode usar cartões de memória, espalhar algumas anotações pela casa para começar a fazer um “palácio da memória”. Funciona da seguinte forma: quando você coloca certas informações em alguns cômodos de sua casa, quando a memória falhar, é só imaginar você no cômodo que você destinou para informações sobre matemática.  Então, você começará a fazer associações com mais facilidade.

Use trocadilhos cativantes e frases para memorizar mais rápido. Isso funciona muito bem para a aprendizagem de línguas estrangeiras se eles têm sons familiares. Tente chegar com uma frase que faz você rir, mas ajuda a lembrar o significado.

A repetição é a chave para a memória. Se você quiser memorizar mais rápido, repita as coisas mais. Porém, um espaço entre as repetições é a chave para a melhoria da memória a longo prazo. Descanse, relaxe, dedique-se para deixar a mente tranquila e calma.

Não se limite apenas a este artigo e pesquise mais técnicas de memorização. Aqui estamos falando só algumas técnicas básicas, mas existem muitas outras por aí para te ajudar a conquistar seu espaço naquele concurso tão desejado.