Há mais de 50 anos, LEGO têm animado um número incontável de crianças. Estes brinquedos de construção de pequeno porte são encontrados em casas de todo o mundo, enquanto as crianças passam horas construindo qualquer coisa que a mente pode pensar. Felizmente, todo o tempo que se passa brincando com LEGO não é apenas diversão para as crianças, também é benéfico para que elas aprendam habilidades básicas.

Habilidades de matemática e ciência

Construir com blocos LEGO promove o raciocínio espacial e consciência de proporções e padrões. Quando a criança constrói, sua mente usa o raciocínio sobre que peças vão funcionar melhor, como devem ser organizadas e quão grande ou pequena a criação deve ser. Os tijolos básicos de LEGO também ensinam frações e divisão. Do inteiro para a metade e até menores partes, as crianças estão aprendendo frações, mesmo sem perceber. Física e habilidades de engenharia também são sorrateiramente sendo desenvolvida. Quando uma criança constrói um prédio alto ou ponte, que ele ou ela está aprendendo a pensar em três dimensões, peso, equilíbrio e apoios de uso para essas estruturas devem ser pensados. Em modelos mais complexos, as crianças podem inclusive aprender noções de mecatrônica e mecânica.

Desenvolvimento da Criança

O benefício mais óbvio é o desenvolvimento de habilidades motoras finas. As habilidades motoras finas são aquelas que requerem pequenos movimentos musculares. Como uma criança manipula os tijolos de Lego, ele está desenvolvendo a coordenação dos pequenos músculos dos dedos e das mãos. A capacidade de seguir instruções também é um benefício da construção de Lego. Muitos kits de Lego vêm com o passo-a-passo que uma criança deve seguir para completar a tarefa.

Aprendendo com LEGO

LEGO, um brinque que nunca deixa sua popularidade cair, continua educando e divertindo várias gerações. (Foto: kotaku.com)

Habilidades de pensamento

Quando uma criança constrói com LEGO, ela está usando habilidades para resolver problemas. Ela tem que descobrir quais blocos trabalham melhor em sua construção, às vezes usando o método de tentativa e erro. Planejamento e organização são outros benefícios. LEGO requer que a criança tenha um plano antes que ela construa, mesmo que seja apenas uma base. Ela também deve organizar seus pensamentos, assim como as peças de Lego, a fim de trazer a sua ideia para a vida.

Criatividade

A criatividade é, talvez, o mais óbvio dos benefícios da aprendizagem com LEGO. Construção com blocos favorece a criatividade de uma criança. As crianças podem deixar de lado os kits didáticos e usar apenas as peças de Lego para criar qualquer coisa suas mentes podem imaginar. Livre e aberto, LEGO incentiva as crianças a pensar fora da caixa e sonhar infinitas possibilidades.