Se você gosta de música e festas, uma carreira como DJ pode ser a escolha certa para você. No entanto, você pode não saber como começar. Não existe tal coisa como uma escola de DJ, apesar de existirem cursos que podem te qualificar para ter mais conhecimento. Porém, para ser um bom DJ, você deve ser inovador, se você quiser garantir um trabalho, já que é um mercado com muitos profissionais disponíveis. Algumas dicas básicas podem te ajudar muito na hora de seguir a carreira como DJ.

Converse com outros DJs

Esta é a melhor maneira de aprender sobre esta carreira. Descubra como eles garantiram a sua posição e que tipo de habilidades que você precisa. Com a internet, você não precisa nem sair de casa: muitos dos DJs possuem perfis em redes sociais, fóruns na rede e muito mais fontes de informação para você saber como começar.

Pesquise sobre cursos e tutoriais

Verifique se você pode estudar com um DJ, a fim de aprender a profissão e principalmente, aprender habilidades para gerir sua carreira. Isso provavelmente poderá custar algum preço, no caso de cursos presenciais. No YouTube você poderá encontrar alguns tutoriais e dicas gratuitas de DJs para você aprender, mas só funciona se você for uma pessoa mais autodidata.

Aprendendo a ser um DJ

A arte do scratch não é algo para todos os DJs, mas se você aprender pode ser um diferencial de mercado. (Foto: djsworld.net)

Saiba mais sobre todos os aspectos da música

Você precisa saber sobre todos os gêneros de música, incluindo os tipos populares que são usados em casamentos, clubes e outros eventos. Você não pode ter muito preconceito aos estilos musicais. Noções básicas de música, como BPM, ritmos, notas musicais entre outros também são desejáveis, mesmo para um DJ que apenas faça mix de músicas.

Compre um equipamento básico ou use um equipamento emprestado

Quando você começar a primeira, você não precisa comprar o seu próprio equipamento imediatamente. Dependendo do tipo de DJ que você deseja se tornar, você pode precisar de um player, CDs, mixers e equipamentos básicos de som. Há aplicativos que transformam celulares ou tablets em mesas de DJ, o que pode te ajudar a economizar uma boa grana. Pegue equipamento emprestado apenas se você tiver segurança de suas habilidades, uma vez que mesmo equipamentos já são bem caros.

Chame amigos para uma festa particular

Chame seus amigos e faça uma festa particular com você como DJ. Durante e depois da festa, pergunte a eles sobre suas habilidades como DJ e se eles gostaram da apresentação. Peça a algum conhecido DJ para assistir e dar a opinião dele sobre a apresentação. Isso é importante para garantir que uma pessoa que entende do assunto estará te ajudando não apenas com a escolha das músicas, mas também com os detalhes técnicos de sua apresentação.

Anuncie seus serviços de DJ

Após algumas festas mais privadas, é hora de mostrar seus serviços. Você deve criar um nome, uma marca para você. A melhor forma de começar é como convidado em festas de outros DJs. Você pode anunciar online, no jornal ou imprimir panfletos para atrair negócios. Classificados regionais também podem ser uma boa forma de apresentar seus serviços. Não tente se apressar demais, no entanto: quanto mais tempo você dedicar a treinar em festas como convidado, melhor será para você não queimar seu nome durante uma festa ou evento.

Fazendo sucesso como DJ

Quem sabe, com a dedicação certa, você não consegue uma carreira e fama como DJ? (Foto: blog.djmastercourse.com)

Outras habilidades de um DJ

Não é necessário aprender a fazer scratch, ao menos que você planeje ser um DJ de Hip Hop. Casamentos formais e DJs de eventos não precisam disso. Se você quer se tornar um DJ de rádio, você deve considerar a obtenção de uma licenciatura em radiodifusão ou comunicação. É bom, como DJ, que você tenha algum conhecimento de manutenção em equipamentos elétricos e manipulação e uso de luzes, uma vez que você terá de resolver muitos problemas durante os primeiros momentos de sua carreira, além de ser o responsável pela iluminação como DJ. Além disso, caso queira fazer suas próprias músicas, é importante também conhecer alguns softwares de edição de músicas e ter mais habilidades musicais. A habilidade de se tornar um organizador de festas profissionais também pode acrescentar muito em seu currículo, dando mais valor para sua marca como DJ.

Não é difícil ser um DJ. Difícil mesmo é fazer a diferença e ser um DJ inesquecível.