A cada dois anos temos uma grande responsabilidade como cidadãos brasileiros. Todos nós, maiores de 18 anos e menores de 65 anos de idade, temos a obrigação de ir para as urnas eleger aqueles que irão nos representar. Quem tem 16 anos de idade e maiores de 65 podem, por opção, votar ou não. Escolher bem seu candidato é apenas um primeiro passo rumo ao exercício da democracia e na construção de um melhor país para o povo.

Esporadicamente, pode ser que você tenha de votar para um referendo nacional, como foi no referendo sobre o porte de armas a alguns anos atrás. Mas estes eventos são raros, sendo a votação normalmente realizada apenas para a eleição de vereadores, prefeitos, deputados estaduais, governadores, deputados federais, senadores e para nosso presidente.

Porém, seu voto só tem validade se você for capaz de ir até seu local de votação e votar. E não tem como fazer isso se você não sabe onde vota. Para saber isso, o procedimento é bem simples.

Encontrando local de votação

Encontrar seu local de votação é simples, rápido e fácil. Só bastam alguns cliques e alguns dados inseridos e pronto! (Foto: kamaleao.com)

Como saber onde eu voto?

No site do Tribunal Superior Eleitoral, é possível saber o seu título e local de votação tendo apenas como informações seu nome, data de nascimento e nome da mãe. Assim que você digitar os caracteres para confirmar sua solicitação, os seguintes dados irão aparecer em tela:

  • Inscrição: seu número de eleitor;
  • Eleitor: seu nome completo;
  • Zona: sua zona eleitoral;
  • Seção: sua seção eleitoral;
  • Local: nome do local onde você irá votar (Exemplo: Escola Balão Mágico);
  • Endereço: endereço do local de votação;
  • Município: município e estado de votação.

Você pode fazer a consulta pelo seu título de eleitor também, bastando apenas ter seu título em mãos.

Você pode e deve imprimir ou anotar tais dados para usá-los como referência. Vale lembrar que é importante você saber como chegar ao local de votação antes do dia da votação, evitando assim confusões e trânsito desnecessário.

Verifique também todas as suas pendências com a Justiça Eleitoral e garanta seu direito ao voto. Você pode consultar sua situação por nome ou por título de eleitor. Se você estiver em situação irregular, basta ir até o Tribunal Regional Eleitoral de sua cidade e resolver a situação de forma simples, rápida e prática.

Não perca a oportunidade de poder votar e fazer nosso país melhor. A democracia agradece!