De vez em quando, me bate uma nostalgia dos tempos áureos da internet. Da época em que carregar um site demorava uma eternidade e que era uma alegria só quando conseguíamos baixar um arquivo sem falhas ou uma foto inteira sem estar corrompida. É meu costume dizer aos amigos mais novos que eles não sabem o sofrimento que era ouvir o barulho da internet discada. Bate até a nostalgia dos sites que eu acessava naquela época. E hoje, é possível acessar esses sites antigos com alguns poucos cliques, usando o Wayback Machine.

O que é o Wayback Machine?

O Wayback Machine é um aplicativo da Internet Archive, uma livraria digital sem fins lucrativos com a missão de dar acesso universal ao conhecimento. Com o Wayback Machine, eles possibilitaram praticamente a criação de um museu virtual das páginas da web, mostrando como elas eram em vários pontos da história e como estão hoje em dia.

Além de poder ser extremamente educativo, o uso do Wayback Machine pode ensinar muito sobre a evolução do design na web além de tendências que foram ou que ainda são populares. Seu uso também pode ser bem divertido, ao comparar alguns bagunçados sites de antigamente com sites mais organizados e bem feitos de hoje em dia.

São já bilhões de páginas arquivadas para você explorar.

Alguns sites diretamente do Wayback Machine

Nós sabemos que você está curioso. Por isso, pegamos alguns sites e acessamos no Wayback Machine. Ficamos bem surpresos com o que encontramos.

 

Facebook

Você vai até tentar, mas o Facebook não permite que robôs, no caso o Wayback Machine, acessem seus servidores. Mas quem já viu o filme A Rede Social tem uma ideia de como era o site em seus primórdios.

Máquina do tempo da internet

Lembra dessa versão do site do Yahoo? Esses e outros estão lá no Wayback Machine. (Foto: qrcoderecycler.com)

Google

http://web.archive.org/web/19981111183552/http://google.stanford.edu/

O Google desde seus primórdios tinha a interface bem simples, que mantém até hoje. Nesse exemplo, estamos com um site de 1998 ainda dentro dos servidores de Stanford, a faculdade dos mentores por trás dessa gigante da tecnologia.

Yahoo Brasil

http://web.archive.org/web/20000301233657/http://br.yahoo.com/

Esse era o serviço que eu mais usava para pesquisas, até descobrir o Google. E em 2000, garanto que era uma das melhores fontes de informação na rede esse site  cheio de links espalhados pela tela inteira.

Hotmail

http://web.archive.org/web/19961220074303/http://hotmail.com/

Em 1996, o Hotmail ainda não estava instalado em terras brasileiras. Mas já tinha sua página lá, inclusive com o anúncio de e-mail gratuito. Pensar que um dia pagamos para ter endereços de e-mail não é fácil não.

 

Terra

http://web.archive.org/web/19990125103806/http://www.terra.com.br/

Junto ao UOL e o BOL, o Terra era um outro site muito acessado para informações. Mas poucos imaginam que em 1999 o site era da Web Services Ltda.

Um passatempo sem limites!

Divertido não? Você ainda pode acessar milhares de outros sites através do Wayback Machine. Sua diversão estará limitada apenas por sua criatividade e um pouco pela falta do que fazer. Verdade seja dita, dá pra se divertir bastante com os diversos sites que vão aparecendo e a grande diferença deles com hoje em dia.

Quais sites vocês acharam mais legal de comparar? Qual foi o que ficou mais diferente? Compartilhe conosco suas ideias e sugestões!