Então você está começando seu programa de graduação, lendo sobre todo o material e tentar se preparar o melhor possível para os próximos anos. Você já está ansioso para a graduação e descobrir exatamente o que será necessário, a fim de receber o seu diploma no tempo certo. O que você provavelmente já descobriu é que se você está perseguindo um bacharelado, mestrado ou um doutorado, o principal objetivo na é completar pesquisas ou projetos originais, dependendo do seu programa de graduação.

Os termos “trabalho de conclusão de curso”, “teses” e ” dissertação ” são muitas vezes usados ​​como sinônimos, levando a uma confusão no meio acadêmico sobre o que cada palavra realmente significa. A principal semelhança entre a dissertação e a tese é a estrutura. Ambas têm uma introdução, revisão de literatura , o corpo principal, conclusão, bibliografia e apêndice. Mas isso é a única extensão em que eles são compatíveis.

O que é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)?

Ele tem caráter obrigatório e é um instrumento de avaliação e aprovação final para cursos superiores de bacharelado no Brasil. É uma dissertação, um diálogo com autores sobre um tema específico, sendo critério para obtenção de diploma do curso. Cursos de pós-graduação, MBA, cursos técnicos, entre outros também podem ter TCCs para obtenção do diploma.

O TCC deve tratar de temas inéditos, questões ainda sem resposta. A cópia de trechos ou outros trabalhos por completo é considerado plágio e pode resultar na expulsão do aluno e/ou anulação do diploma. Para a validade do trabalho, este deve seguir as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos.

Ao final do trabalho, este será avaliado por uma banca examinadora do curso e terá sua nota definida.

Importância dos trabalhos acadêmicos

Muitos livros, leitura, perguntas. Essa é a vida de quem vai fazer um trabalho acadêmico mas os prêmios são muitos! (Foto: medium.com)

Diferenças entre uma Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado

Geralmente, a dissertação é o projeto final para o mestrado e uma tese leva a um grau de doutoramento. Aqueles que perseguem um mestrado deve realizar pesquisas sobre um assunto específico que demonstra os conhecimentos adquiridos através do seu programa. A sua tese deve contribuir com algo completamente novo e desconhecido para o seu camo . Em outras palavras , você tem que contribuir com o conhecimento original para o assunto. Assim, a principal diferença entre uma tese e uma dissertação é a profundidade do conhecimento que você deve atingir afim de escrever no papel.

A tese de mestrado é mais estreitamente relacionada com um trabalho de pesquisa que você teria completado durante a faculdade ou que você vivenciou ou pesquisou fora da universidade. Está prevista apenas para usar a pesquisa de outras pessoas e proporcionar sua própria análise sobre suas descobertas. Ele demonstra o seu nível de pensamento crítico e analítico e define o assunto que você está mais interessado em prosseguir dentro do seu campo. Com uma dissertação, espera-se usar a pesquisa de outros apenas para orientá-lo na sua própria investigação para chegar a uma nova hipótese.

Outra forma em que a tese e a dissertação diferem são em comprimento. A tese de mestrado é tipicamente um pouco mais de 100 páginas. No entanto, o trabalho é usualmente pelo menos duas vezes e por vezes triplo do comprimento em uma tese, que tem de conter toda uma análise do contexto para o qual você está elaborando uma nova teoria ou novos resultados.

No mestrado, você termina com uma hipótese respondida, mas elabora mais questões em relação a esta. No doutorado, você termina com uma resposta para uma questão e uma nova solução para questões já existentes.

Dicas para escrever um TCC, tese ou dissertação

O primeiro passo para escrever um TCC, tese ou dissertação (ou qualquer outro trabalho acadêmico) está em estabelecer um prazo. Você não quer que o seu prazo seja a data de vencimento da pesquisa, porque você precisa de deixar tempo suficiente para revisar e fazer alterações adicionais. Você deve manter um diário de suas idéias para ajudar com o processo de escrita. O próximo passo é criar um esboço detalhado do papel.

Quando começar a escrever, tenha em mente que você está escrevendo um trabalho acadêmico. Não são muitas as pessoas além de seus professores e orientadores acadêmicos que irão ler o trabalho, por isso certifique-se de manter o seu estilo de escrita formal.

Consulte um texto acadêmico para ver como a sua tese ou dissertação deve ser estruturada. Depois de ter escrito e editado, você deve encontrar um editor/orientador. Alguns editores só irão verificar as questões de ortografia e gramática, enquanto outros vão verificar a continuidade global e fluxo. Determine o que você precisa antes de procurar um editor/orientador.

Ficou alguma dúvida? Tentando mestrado ou um doutorado e precisando de dicas? Deixe nos comentários temas que vocês queiram que tratemos em nossos artigos e estaremos dispostos a ajudar!