Garanto que tive de pesquisar muito para descobrir os benefícios de entrar nas forças armadas. Dentre benefícios mais óbvios, como a pensão no caso de morte, aposentadoria e auxílio-doença até outros mais subjetivos, como auxílios para mudanças de cidade entre outros. Listamos abaixo os benefícios mais vantajosos da carreira militar e as vantagens que eles trazem.

Aviso Importante

Vale a pena começar com um importante aviso. A carreira militar não é um mar de rosas, mesmo quando nosso país não está envolvido em grandes conflitos militares, exercendo mais uma função de apoio e suporte para a Segurança Nacional. Você tem de ter dedicação, desde o momento que opta para a entrada nas Forças Armadas até seu crescimento lá dentro. Você tem que sacrificar a segurança e comodidade de viver em apenas um lugar no Brasil e estar disposto a se ver longe dos familiares por um longo tempo. Porém, este mesmo fator de viagem pode funcionar como um grande atrativo para a carreira militar.

Vale lembrar também um soldado comum, aquele do alistamento obrigatório, não tem uma prospecção de carreira muito boa dentro do exército. A melhor opção é sempre as escolas militares para cargos superiores. Porém, as provas para estas escolas militares são cada vez mais concorridas, o que vai exigir uma grande dedicação do interessado até antes de entrar nas forças armadas.

Destacadas estas informações, vamos então aos benefícios.

Salários e Plano de Carreira

Os salários são o maior atrativo para quem deseja ir para as forças armadas. A garantia do recebimento dos salários é basicamente a mesma de um funcionário público, o que vai te dar acesso a financiamentos com os menores juros possíveis e muitas outras possibilidades. Com o tempo também, o oficial recebe aumentos de acordo com seu crescimento de cargo na carreira, de uma forma justa e bem elaborada. Porém, soldados geralmente estarão fadados a menores remunerações, sendo altamente recomendado que eles tentem as escolas das forças armadas para melhores oportunidades após formados.

Bônus

Nas forças armadas, ao fazer alguns cursos ou exercer algumas posições específicas, você recebe bônus. É o caso dos militares que optam por fazer cursos de paraquedismo, montanhismo, entre outros. Há também cargos específicos dentro dos quartéis que possibilitam alguns bônus, dependendo do cargo.

Benefícios da carreira militar

Uma carreira complicada de começar, mas com seguranças e garantias para toda a família. (Foto: liciomaciel.wordpress.com)

Benefícios educacionais

Imagine que você ou seus filhos passaram em um vestibular de faculdade de sua cidade. Logo depois, saiu sua transferência para outra cidade, em outra localidade. No caso de faculdade pública, se ela existir na cidade de origem e na de destino, a transferência de sua matrícula para a nova faculdade é obrigatória.m Já no caso de faculdades particulares, há muitas facilidades e muitas delas tem até descontos consideráveis para militares.

Subsídios

Enquanto nas forças armadas, militares recebem auxílio para complementar o custo de vida, como alimentação. Em alguns casos, a habitação é cedida pelos militares, além de subsídio para os uniformes.

No caso de mudança de quartel, o militar também recebe um subsídio para a mudança considerável, além de bônus para o caso da participação em missões especiais, como é o caso dos militares estacionados no Haiti. Quem tem família recebe ainda mais benefícios nesses casos, pois as forças armadas valorizam e muito os laços familiares.

Cuidados de saúde e Seguros

Além de cuidados gratuitos dentro do próprio quartel, o militar recebe benefícios de um atendimento de qualidade. Vale também ressaltar que há hospitais e postos de saúde de alta qualidade exclusivamente para militares.

Junto a isso, um militar que tem alguma doença incapacitante ou vem a falecer dará a sua família o direito a Pensão Militar, um dos seguros de renda mais efetivos no Brasil. É uma segurança para você e toda sua família.

Tempo Livre

Membros do exército recebem 30 dias de férias por ano. Além disso, você tem finais de semana como qualquer outro trabalhador, salvo em casos de plantão ou missões especiais.

Como há um horário fixo de trabalho semanal, é possível também que o militar invista em seus estudos e até em outra carreira, expandindo as possibilidades dentro ou fora das Forças Armadas.

Considerações Finais

Nossa pesquisa pode ter deixado algumas informações de fora ou dado algumas informações incompletas. Se você identificar algum erro ou alguma informação que faltou, não deixe de comentar no espaço abaixo, pois estamos aqui para ensinar e aprender.