A capacidade de falar Inglês é uma conquista impressionante para qualquer indivíduo na sociedade moderna de hoje. Como uma das principais línguas faladas no mundo, o Inglês é útil não só para a compreensão de uma gama enorme de filmes, livros e músicas, mas pode ser usado como uma ferramenta altamente versátil para trabalhar dentro do domínio global dos negócios. Mas se você só tem um curto espaço de tempo para descobrir essa nova linguagem, o quanto você pode realmente esperar para aprender? E o quão útil que vai ser para você?

Seja realista, antes de mais nada

Bem, quaisquer sejam as suas razões para querer aprender Inglês no espaço de uma ou duas semanas, é importante ser realista. Embora você não vá ser completamente fluente até o final deste curto período de tempo, você deve ter entendido o suficiente dos princípios básicos necessários para uma conversa cotidiana e da vida e através do estudo e dedicação você terá dado um grande passo em direção a falar como um inglês nativo.

Aprender Inglês em algumas semanas, tendo isso em mente é possível. Mas o que pode ser feito nesse tempo para ajudar a melhorar o seu Inglês? E há algo que você pode fazer para acelerar o seu progresso?

A prática traz a perfeição

Um ponto principal para se lembrar quando aprender qualquer língua é que a prática leva à perfeição. É geralmente reconhecido que as línguas não podem ser aprendidas apenas teoricamente e apesar de um conhecimento básico de gramática, sintaxe, pontuação e pronúncia poder te levar longe, quanto mais você pratica, melhor você vai se tornar e mais você pode esperar aprender.

Mas a própria prática intensiva, por vezes, precisa de uma mão amiga e mesmo que a maioria de sua instrução de aula seja dada em Inglês, ainda há uma série de maneiras que você pode melhorar a sua aprendizagem, dentro e fora de uma sala de aula ou aula particular.

Técnicas de Estudos

Você já pode ser inclinado ou incentivado a utilizar algumas destas técnicas, mas você pode ajudar seus estudos por:

Ouvir outros falantes de inglês: Usando programas em Inglês de televisão, filmes, música e outros meios de comunicação e cercar-se com a língua falada como se fosse em um curso de imersão em um país estrangeiro, você pode ajudar a sua compreensão e praticar suas habilidades de escuta. Você será capaz de afinar o seu ouvido para as inflexões e padrões de fala em Inglês, e você vai se adaptar a ouvir uma série de diferentes sotaques e dialetos regionais.

Tente só falar Inglês durante as suas aulas: Mais uma vez, isso não pode ser suficiente sublinhado. Na verdade, a prática do discurso em Inglês é uma das formas mais eficazes formas para melhorar suas habilidades de falar. Assim, para maximizar o tempo que você gasta nas aulas, tente não escorregar de volta para falar em sua língua nativa e usar o tempo para o discurso prático tanto quanto possível.

Incorpore o Inglês em suas atividades do dia-a-dia: Vai fazer compras? Por que não escrever sua lista de compras em Inglês? Ou tentar ler notícias do dia a partir de um jornal Inglês? Recursos em inglês tendem a estar prontamente disponíveis na internet. É claro (e isso não deve ser feito a menos que esteja razoavelmente confiante em suas habilidades), você pode até mudar suas preferências de idioma para as legendas de filmes, no seu computador para aplicativos, jogos e até o sistema operacional. Ou até mesmo no seu telefone. Você pode usar o inglês em diversas situações que sequer imaginava.

Aprendendo inglês do jeito certo

Aprender inglês é uma tarefa que demanda dedicação e não irá acontecer por milagre. (Foto: readingtree.ca)

Aproveite ao máximo o tempo que você gasta em sala de aula

Como mencionado acima, você vai ser constantemente exposto ao Inglês no seu curso e vai achar todos os materiais e recursos escritos em Inglês. Para ajudar a aprender, você pode maximizar esse tempo alocado por tentar falar em Inglês tanto quanto possível. Ter uma classe cheia de alunos em uma situação semelhante à você também pode ser uma verdadeira ajuda para os seus estudos pois não só você vai ter uma nova comunidade de pessoas e amigos para praticar suas habilidades, mas pode achar que eles têm dúvidas ou até mesmo técnicas úteis para discutir o que você não tinha considerado anteriormente.

Em tempo de aula, você também terá acesso ao mais importante de recursos linguísticos e um professor de Inglês experiente que pode ajudar a mostrar onde você está indo errado, incentivá-lo e permitir-lhe experimentar a pronúncia correta e tom natural da língua. Então não se esqueça de tirar o máximo de seus recursos durante o seu curto período de tempo sobre o curso.

Mesmo quem tem um pouco mais de insegurança com o inglês pode começar as aulas com um professor particular para adquirir habilidades básicas e a partir daí ir para uma aula com mais pessoas.

Falando Inglês em suas atividades diárias

Usando sua rede de colegas alunos de inglês, você pode avançar e espalhar os seus estudos para fora da sala de aula também. Por que não tentar a passar dias fora, onde o grupo só fala Inglês em diferentes situações, ou usa-lo para descrever uma caminhada na rua? Mais uma vez, até mesmo uma ida ao supermercado pode ser um lugar fantástico para a prática usando uma lista de compras em Inglês, pedindo a um amigo para recolher os itens que você precisa mas usando o Inglês.

A Importância do Inglês

Internacionalmente usado em negócios, estudos, educação, entretenimento e muito mais, um conhecimento básico do idioma Inglês falado e escrito pode ser o seu bilhete para uma carreira ou amizades além das fronteiras internacionais e pode ser fonte de grande prazer pessoal, satisfação e confiança quando você entender mais sobre o mundo ao seu redor.

Embora depois de algumas semanas básicas que você não vai ser um mestre fluente 100% do idioma Inglês, após esse arranque inicial você será capaz de conversar pelo menos em um nível básico e irá bem no caminho para o discurso perfeito. Lembre-se, aperfeiçoar uma língua é uma tarefa difícil, ninguém espera que você acorde falando de um dia para o outro e até mesmo oradores experientes tem algumas dificuldades e percalços no caminho.

Então, se você gostaria de aproveitar os benefícios do idioma Inglês, por que não entrar em um curso intensivo de Inglês e passar uma ou duas semanas a trabalhar no seu futuro? Reserve um mês mais tranquilo e se dedique inteiramente ao aprendizado. Não deixe também que cursos vendam milagres: é impossível ficar fluente em inglês em apenas um mês. Simples assim. E sem a dedicação e o “viver o inglês” você NUNCA vai ser fluente. Falo isso como professor com 10 anos de experiência já no mercado e a vivência com vários alunos que acham que o inglês acontece por “milagre”.

Como você está estudando inglês? Como você quer aprender inglês? Qual a sua disciplina de estudos?