Depois de dominar algumas técnicas, movimentos mais avançados virão facilmente. Lembre-se de arremessar em direção ao seu alvo, ou mudar o peso de seu pé de trás para o pé da frente ao jogar. Concentre-se em girar seus ombros, quadris e pernas até o ponto de lançamento, e terminar com uma continuação natural. Mantenha o seu braço direto para a distância, ou dobre o cotovelo e exagere o dobrar de seu pulso no final do arremesso para uma maior rotação do disco. Ajuste o ângulo de sua liberação para lançamento preciso.

Quais são os movimentos básicos que você precisa saber do Frisbee?

O backhand. Fique de lado em direção a seu alvo, e pega o disco, colocando quatro dedos abaixo da borda do disco e seu polegar em cima. Vá para a frente do seu corpo e, em seguida, balance o braço para trás , lançando o disco em direção ao seu alvo. Incline a borda externa do disco ligeiramente para baixo (aproximadamente 30 graus) após a libertação e siga adiante.

Os dois dedos. Fique de lado em direção a seu alvo e pegue o disco, colocando o polegar em cima do disco e os dois primeiros dedos na borda. Balance o braço ao longo do lado do seu corpo, atirando o disco em direção ao alvo. Mais pressão equivale a mais rotações no disco. Solte o seu ombro e incline a borda de fora ligeiramente para baixo na hora da liberação. Use a pressão de pulso para impulsionar o disco, não o seu braço.

O dedão. É muito parecido com o dois dedos, exceto para a aderência. Fique de lado em direção a seu alvo e desta vez coloque o polegar na borda com quatro dedos na parte superior do disco. Mais uma vez, balance o braço ao longo do lado do seu corpo, na altura da cintura, atirando o disco em direção ao alvo. Incline ligeiramente a borda externa para baixo após soltar o disco.

O flip de pulso. Para este lançamento, fique de frente para o seu alvo. Comece com a mesma pegada que o dedão e, em seguida, gire o seu braço e pulso. Com seu pulso inclinado para trás, balance o braço acima do ombro e “quebre” seu pulso para a frente em direção ao alvo. Lembre-se de manter a borda externa do disco levemente inclinada para baixo no ponto de lançamento.

Jogadas de habilidade

Jogadas de habilidade podem ser criadas modificando os lançamentos anteriormente descrito. Use o impulso de girar para criar o momentum necessário para jogar por suas costas, pescoço ou pernas. Seja criativo e invente novas joga com seus amigos.

De cabeça para baixo. Para lançar o disco de cabeça para baixo, utilize as pegadas anteriormente apresentadas. Solte o disco levemente inclinado para cima (aprox. 30º), em vez de para baixo.

Em curva. Para lançar um disco em curva, basta virar o disco após a libertação de seu lance na direção de sua curva desejada  Precauções especiais devem ser feitas em condições de vento.

Arremessos de tabela. Podem ser feitos por golpear a borda mais distante do disco no chão entre você e o receptor do lançamento. Esses arremessos são mais fáceis em superfícies duras.

Capturas básicas e de habilidade

Podem ser feitas capturas com qualquer uma das mãos. O disco está sempre girando, então não se esqueça de usar um aperto forte quando pegar. Capturas padrão são feitas com o polegar para cima e o polegar para baixo em capturas em alturas mais altas. A forma como você vai fazer depende diretamente da sua criatividade.

Manobras radicais com Frisbee

Com o tempo, você até poderá misturar manobras radicais e incrementar ainda mais suas jogadas de Frisbee. (Foto: streets-united.com)

Alguns termos e dicas importantes para o Frisbee

Atraso de unha. Girando o disco em suas unhas abre as possibilidades para uma ampla variedade de movimentos, truques e capturas. Ao equilibrar o disco giratório no centro, você pode manobrá-lo sob seus pés, em torno de seu corpo e configurá-lo para capturas. Mova a unha em um pequeno círculo embaixo do disco giratório, garantindo que que a unha é a única coisa a fazer contato com o disco. Seu dedo deve se mover na mesma direção de rotação.

Atraso de borda. Semelhante ao atraso de unha, esta técnica envolve deixar a borda interior do disco na sua unha enquanto ele gira. Basta girar o seu dedo para que sua unha seja a única coisa a fazer contato com o disco. Isso permite que você gire o disco e crie um movimento de fluxo.

Giro. O disco gira duas maneiras, no sentido horário e anti-horário. Quando o disco é lançado com um monte de rotação, o vôo será mais estável, e o atraso de unha vai durar mais tempo. Além disso, o disco vai realizar um ângulo maior e ser mais manobrável.

Percussão. Toques no centro do disco oferecem muitos movimentos para os novatos e também aos profissionais. É importante fazer contato o mais próximo possível do centro exato do disco. A ação deve ser rápida e precisa para o máximo controle. Use os dedos, cotovelos, joelhos, cabeças, pés ou calcanhares para colocar o disco em jogo ou para fazer uma pegada especial. Experimente com diferentes posições.

Aerografia. Ao bater o disco na borda externa com qualquer mão ou pé , você pode manter a rotação e manter o disco em jogo. Aerografia é mais fácil quando há uma ligeira brisa. Angule o disco para cima na direção do vento e deslize por toda a borda na direção onde o disco está girando. Repita a ação ou faça uma captura. Experimente com diferentes batidas e chutes na direção do vento ou dentro de casa.

Rolagens de corpo. Rodar o disco através de seu corpo é divertido e fácil. A rolagem mais comum é o rolo de peito. Primeiro, certifique-se de enfrentar o vento. Então, ao inclinar o tronco para trás e com o disco inclinado para você, comece a rolar em suas pontas do dedo. Passe o disco e mantenha o contato entre o seu corpo e o disco todo, e observe o andamento do disco de um lado para o outro.

Co-op. Passando o disco entre os jogadores por atraso central, atraso de bordas, aerografia, chutes ou toques se é uma série colaborativa ou cooperativa de movimentos. Para rotinas no nível competitivo, esses truques são coreografados ou executado espontaneamente com música.

As competições de Frisbee Freestyle

No competitivo, os jogadores organizar rotinas de três, quatro e cinco minutos de música, e são julgados em execução, impressão artística, variedade e dificuldade. Torneios são realizados em todo o mundo e exposições podem ser vistas nas escolas e em eventos especiais.

Equipamentos necessários para o Frisbee e onde consegui-los

Para um jogo simples de jogar e pegar, um disco é tudo que você precisa. Se você deseja expandir o seu jogo para o atraso de unha e outros movimentos avançados, você pode querer experimentar com um lubrificante de silicone seco. Pulverização no fundo do seu disco irá torná-lo liso e com menor atrito, o que facilita atrasos de bordas e de unha. Muitos atletas profissionais também usam unhas falsas para discos, protegendo a unha real e dando uma superfície segura para o disco giratório.

Não podemos esquecer do disco em si, que está disponível em vários tamanhos e qualidades diferentes. Você pode encontrar o disco em lojas especializadas no Brasil online, lojas de artigos esportivos e em sites de comparação de preços. Você vai encontrar diversos tipos e pode comparar. Recomendamos que você comece com modelos mais básicos, pois com certeza você vai acabar danificando o disco com os primeiros usos.

Dúvidas? Dicas? Quer saber onde mais pessoas jogam Frisbee? Compartilhem nos comentários e encontre parceiros para o Frisbee perto de você!