Você quer viajar para o exterior mas não terá tempo para ir em todas as lojas que quer. Pode ser que alguma loja específica só envie para endereços fora do Brasil, e você queria muito aproveitar seus dois dias de férias no exterior para comprar algum produto dessa loja. Ou você gostaria de aproveitar mais sua viagem e fazer as compras antes de chegar, pegando tudo de uma vez e podendo aproveitar a experiência do seu destino. Tudo isso e muito mais é possível com uma caixa postal internacional.

Caixa postal internacional! Como funciona?

Uma caixa postal é uma caixa de correios pela qual você paga um valor mensal, geralmente, e para onde todas as suas cartas e encomendas postais vão. É muito usada principalmente por pessoas que trabalham fora o dia inteiro e não tem como ficar em casa para receber encomendas e cartas. A caixa postal internacional segue o mesmo princípio, com algumas diferenças.

Você vai pagar pela caixa postal assim como uma caixa postal no Brasil, seja pelo aluguel da mesma ou uma porcentagem do valor dos produtos que você comprou. Você é quem escolhe a localização da caixa postal e o período que vai precisar usá-la. Ao pagar, geralmente, você receberá um código ou senha que possibilita a abertura da sua caixa postal e que você pegue os pacotes que nela estão. Simples assim, basta ter alguns cuidados especiais para não ser surpreendido. Lembrando: este serviço no exterior se chama “parcel locker”, pra te ajudar nas suas pesquisas de preços online.

Verifique o horário de funcionamento da caixa postal internacional

Você pode ir e pegar sua encomenda a qualquer momento que você gosta, geralmente. Porém, algumas caixas postais estão localizadas dentro das agências das empresas contratadas, e podem funcionar apenas no horário comercial. Verifique no FAQ da empresa ou antes de comprar sua caixa postal.

Usando serviços de caixa postal no exterior

Facilite sua vida de compras no exterior com o uso da Caixa Postal Internacional. (Foto: www.socialgatas.com)

 

Verifique quanto tempo seus pacotes podem ficar na caixa postal internacional

Algumas empresas tem um limite de tempo em que os pacotes podem ficar na caixa postal internacional. Geralmente, após esse prazo, os pacotes são devolvidos aos remetentes. Case o período de “validade” da sua caixa postal internacional com o tempo de envio das empresas para a caixa postal e, principalmente, o dia em que você chegará no seu destino. Nosso conselho: reserve uma caixa postal por um período entre 1 e 2 meses antes de sua viagem, para garantir que até suas compras atrasadas cheguem à tempo e você tenha uma margem de segurança para qualquer problema.

Opte por serviços de entrega rápida

Mesmo pagando um pouco a mais, opte pelos serviços de entrega em até 24 horas. Isso evita possíveis atrasos e o infortúnio de não receber aqueles produtos que você tanto quer. A grande maioria das lojas online no exterior oferece este tipo de serviço bem barato ou mediante o pagamento de uma anuidade, como é o caso do Amazon Prime.

Preste atenção na política de devolução

Produtos podem apresentar defeitos. Verifique antes de comprar quais são as políticas de devolução para os produtos. O ideal são políticas de devolução e troca em que você pode visitar uma loja física e trocar lá, para não ter que esperar o reenvio e retorno do produto sem defeito. Grandes redes, como o Walmart, Home Depot e Amazon tem estratégias desse tipo. Verifique também o prazo para devolução, para que sua chegada ao destino ocorra dentro do período permitido para trocas e devoluções (geralmente entre 15 e 30 dias para devolução/troca).

Cuidado com as limitações

Existem serviços de caixa postal que não estão disponíveis a estrangeiros. Verifique isso antes de contratar sua Caixa Postal Internacional.

Considerações Finais

Existem outros serviços oferecidos por empresas, aplicativos e moradores no exterior que possibilitam uma prática parecida com a da Caixa Postal Internacional e que podem te dar uma praticidade maior do que a Caixa Postal Internacional. Por exemplo, o Amazon Locker te dá apenas 3 dias úteis para retirar seu produto, o que pode ser pouco tempo para muitos. Já o Walmart tem um serviço em que você compra online e envia para uma loja física, podendo retirar lá sua compra. Considere tudo isso, inclusive os custos, antes de sair comprando qualquer caixa postal por aí.

Você já usou a caixa postal internacional? Como foi sua experiência?