Se você está organizando uma festa, recepção de casamento ou apenas um grande encontro, um churrasco oferece uma fantástica maneira de atender a grandes números sem ter que investir todas suas economias em comes e bebes. O problema mesmo é organizar e calcular todas as necessidades de carne, pratos, talheres, sobremesas, garçons, mesas. Tudo isso pode deixar até o mais organizado de cabelo em pé, e é por isso que é importante aprender a organizar um churrasco para 100 ou mais pessoas.

Planejamento do churrasco

Organizar churrasco para 100 pessoas vai exigir uma boa dose de planejamento. Quanto mais tempo você investir no planejamento, menores serão as chances de erros e qualquer coisa que der errado será facilmente administrável. As pessoas desconsideram essa parte e saem comprando, sem sequer confirmar o número de convidados. Já passei pela experiência de organizar um churrasco com amigos e comprar muito mais do que era necessário para o número de convidados. O resultado foi prejuízo certo e muita comida estragada, além de um trabalho bem pesado para limpar a granja que estávamos usando, porque era “emprestada” de parentes. Usando esse gancho, começamos com uma das partes mais importantes de um churrasco: a localização.

Onde você vai realizar o churrasco?

Quer se trate de seu próprio quintal, a casa de um amigo ou talvez um local que você tenha alugado especialmente para o churrasco, lembre-se de considerar se vai ser grande o suficiente para caber todos os seus convidados corretamente e também confortavelmente. Leve em consideração a acessibilidade do local, bem como facilidade para ir e vir do lugar, afim de ajudas às pessoas a saírem calmas e tranquilas da festa na hora que bem entenderem. Considere exatamente onde você vai posicionar as áreas de cozinhar e servir para que as pessoas possam chegar a elas facilmente. Faça o possível para todos os convidados que estarão aparecendo de carro saber de antemão exatamente onde eles devem estacionar os veículos.

Dentro da localização, a previsão do tempo é igualmente importante. Principalmente para churrascos marcados com muita antecedência, tenha um plano reserva estratégico para o caso de chuva ou vento forte. Desde que você ainda possa cozinhar a comida e oferecer áreas protegidas para os amigos, você irá posteriormente ser capaz de ir em frente com o seu churrasco independentemente do clima. Lembre-se de oferecer mesas e cadeiras à todos os convidados.

Sucesso no churrasco depende de planejamento

A parte mais importante de qualquer churrasco é o planejamento. Invista tempo nessa parte antes de pensar em qualquer outra. (Foto: en.wikipedia.org)

Tamanho da churrasqueira e quantidade de carvão

Sabemos que você chegou nesse artigo procurando saber a quantidade de carne para churrasco para 100 pessoas. Essa pergunta, na verdade, é uma das últimas coisas que você deve responder. Do que vai adiantar ter trocentos quilos de carne se você só tem uma churrasqueira pequena e o carvão acabar na primeira hora de churrasco? Pois é.

Caso a churrasqueira do local escolhido seja pequena, não tenha medo de alugar uma churrasqueira a gás, ou comprar uma maior e portátil. Ou use mais de uma churrasqueira, lado a lado. Esse conselho vale para quem quer fazer uma carne saborosa, porque o churrasqueiro terá a opção de criar diferentes zonas de calor para fazer diferentes tipos de carne.

Comidas e bebidas para o churrasco

O tipo de alimento que você vai servir provavelmente será estabelecido pelo tipo de churrasco que você está organizando. Porém, um kit churrasco para 100 pessoas básico precisa ter pelo menos 4 opções de carnes, uma ou duas escolhas de pratos vegetarianos (vegetais recheados, queijo, etc), saladas (vinagrete, alface, tomate, etc) e uma boa seleção de pães diversos para servir (pão de alho, pão recheado, etc). No caso de você estar planejando algo mais formal como, por exemplo, um jantar de casamento, você pode querer adicionar vários vários pratos, tal como uma escolha de peixe, pratos quentes (feijão, arroz, risoto, etc) e uma variedade de doces. Em ambos os casos, geralmente é um bom plano para adicionar algumas coisas que não precisam cozinhar e ficar com fórmulas que você pode preparar com antecedência. De sobremesa, pelo menos duas opções (sorvete, mousse, pavê, etc).

Em bebidas, você deve incluir, pelo menos, duas marcas diferentes de cerveja, uma bebida destilada (vodka, cachaça ou uísque), e ingredientes para, pelo menos, uma caipirinha. Preferencialmente, deixe os ingredientes prontos para fazer a caipirinha antes da festa. Duas opções de suco e duas opções de refrigerante também são obrigatórios. Água deve ser disponibilizada e, inclusive, o organizador deve incentivar os convidados a bebê-la. Quem está organizando um churrasco não vai querer pessoas bêbadas demais arrumando confusão.

Tenha espaço de sobra em geladeiras e freezers

Em um churrasco para 100 pessoas, calcular a quantidade de espaço necessário para manter bebidas geladas é essencial. Se você não tiver dinheiro para alugar geladeiras e freezers, arrume caixas térmicas. Coloque tudo nas geladeiras, pelo menos, dois dias antes da festa. E no dia da festa, compre bastante gelo, para que a geladeira e o freezer não te deixem na mão.

Peça ou contrate ajuda

Você e sua família não vão dar conta de servir 100 pessoas ou mais. Por isso, contratar os serviços de garçom, churrasqueiro e serviço de limpeza vão acabar sendo uma obrigação. Não são serviços caros, e algumas empresas podem oferecer também cadeiras, mesas e fazer a compra das carnes e bebidas para o churrasco por você. São serviços que valem o investimento, pois você vai se ver com pouca energia para manter o churrasco funcionamento bem rápido.

Saúde e segurança

É sempre importante considerar as práticas de saúde e segurança, independentemente de quantas pessoas são o seu churrasco. Tenha na festa um kit de primeiros socorros e alguém treinado em primeiros socorros. Deixe um extintor de incêndio perto das churrasqueiras. Mantenha tudo muito limpo e use luvas para manusear a comida, evitando contaminação. Para quem está chamando voluntários para ajudar com o preparo da comida, se certifique de que eles estão cientes das práticas de higiene básicas para fazer a comida. Quando é um dia quente, oferecem áreas de sombra para os seus visitantes para que eles não sofram de queimaduras solares ou talvez insolação.

Acima de tudo: contrate os serviços de, pelo menos, 4 seguranças profissionais treinados, com certificado e registro em seu estado. 99% das festas tem algum tipo de confusão, e profissionais treinados são os mais indicados para resolver o problema do que um monte de amigos e familiares que vão acabar defendendo um lado ou outro da discussão.

E a quantidade de carne?

Quer fazer um orçamento para churrasco de 100 pessoas? Existem várias calculadoras para churrasco na internet, que podem te ajudar a ter uma ideia de quantidade de carne e outros itens que você vai precisar. O preço você precisará pesquisar em sua cidade, pois varia muito. Então, responder para vocês, em um churrasco para 100 pessoas quanto gasta seria errado. Os custos variam também de acordo com a quantidade de homens, mulheres e crianças que participarão do churrasco. As calculadoras online vão te ajudar a definir uma boa quantidade de carne e outros itens necessários para o sucesso do churrasco.

Uma dica importante, no entanto: é preferível você ter várias opções de carnes em pequenas quantidades (até 3 kg) do que um tipo de carne apenas. Pode parecer pouca quantidade, mas seguindo essa regra básica e se orientando pelas quantidades dadas pelas calculadoras online, você oferecerá muito mais opções saborosas aos seus convidados.

Dicas e sugestões gerais para um churrasco

Use pratos, utensílios e copos descartáveis e recicláveis, poupando você de lavar louças e possíveis itens de cozinha quebrados pela festa. Coloque o pão, bem como condimentos para carnes e pães perto da churrasqueira, para que as pessoas tenham acesso mais fácil à carne. Guardanapos são essenciais também, bem com vários lixos grandes espalhados pelo espaço do churrasco.

Queremos ouvir também suas dicas e sugestões para um churrasco de 100 pessoas. Deixem nos comentários sua experiência e ajude outras pessoas a fazer um churrasco de sucesso!