Comprar presentes e brinquedos para as crianças nem sempre é tão fácil como se pode pensar. Quantas vezes você gastou tempo e dinheiro comprando um brinquedo só para descobrir que a criança imediatamente o descartava para brincar com a caixa do brinquedo? É óbvio que crianças grandes (leia-se adultos) não tem tanto esse problema com brinquedos. Mas na hora de escolher um presente de dia das crianças que o pequeno vai realmente usar para se divertir, algumas regras devem ser seguidas para que o brinquedo seja um sucesso!

Escolha os brinquedos que não comandam a criança

Muitos brinquedos à venda dão comandos às crianças, pedindo elas para pressionar botões ou executar tarefas. No entanto, esses brinquedos fazem pouco para incentivar o jogo criativo, e crianças rapidamente ficam aborrecidas com esse tipo de brinquedo. Bons brinquedos geralmente proporcionar às crianças uma plataforma para brincar, em vez de dirigir a brincadeira. Procure pelos brinquedos que permitem às crianças usarem a imaginação. Ferramentas de brinquedo, cozinhas de brinquedo, blocos de montar, quebra cabeças são apenas alguns exemplos.

Escolha um brinquedo que estimule a criatividade

Brinquedos que podem ser desmontados e reconstruídos em outras formas ou objetos incentivam as crianças a usar a sua imaginação e vai proporcionar-lhes horas de brincadeiras. Pense, por exemplo, em quantas crianças já brincaram com blocos de montar, como Lego. Massa de modelar, canetas, lápis e cadernos também são favoritos populares, enquanto bonecas, ursos de pelúcia e bonecos incentivam as crianças a criarem suas próprias histórias através da dramatização.

Presente para crianças

Os brinquedos simples são, geralmente, os que as crianças mais gostam! (Foto: www.leadinglady.com)

Verifique se mais de uma criança pode brincar junto

Enquanto é bom para as crianças aprenderem a brincar sozinhas, também é importante para elas brincarem com outras pessoas. Verifique se o brinquedo incentiva a interação social e permite que mais de uma criança possa brincar ao mesmo tempo, como muitos jogos de tabuleiro. Até mesmo crianças podem ser incentivadas a aproveitar jogos de tabuleiro simples. Jogos de mímica, por exemplo, são ainda muito populares.

Cuidado com brinquedos que prometem o “crescimento” do cérebro

Se a sinopse na caixa promete fazer o seu filho mais inteligente ou bilíngue, cuidado. Tais alegações são exageradas e muitas vezes infundadas. Você só vai pagar mais caro para não ter tudo pelo que está pagando. Um presente eletrônico pode até ser uma boa opção, mas aprenda a escolher um presente eletrônico certo antes.

Use o bom senso, observando e escutando melhor à criança

É fácil descobrir quais foram os brinquedos de sucesso com as crianças e quais foram um fracasso. Se você não tem crianças, talvez você possa tentar lembrar quais os brinquedos que você gostava quando era mais novo. Muitos dos brinquedos testados e aprovados durante sua infância ainda são populares hoje, mesmo que tenham mudado um pouco. Se tudo isso não funcionar para te ajudar na escolha, pergunte. Fale com amigos e parentes para ver o quais os brinquedos favoritos de filhos, afilhados, sobrinhos. Isso vai te ajudar a listar alguns dos presentes mais populares.

Escolha um presente simples

Enquanto brinquedos complexos com muitas peças, luzes piscando e características extravagantes, podem até parecer impressionantes. Mas a verdade é que brinquedos simples funcionam melhor. Eles são menos propensos a quebrar e sua simplicidade incentiva a criança a usar a imaginação e brincar.

Defina um orçamento

Também vale a pena definir um orçamento e se prender ao valor estabelecido. As crianças raramente ficam impressionadas com o preço de um presente. Tudo que elas querem é algo divertido para brincar. Além disso, perto da família e amigos, se você comprar um presente caro para uma criança, os pais podem sentir-se envergonhados ou se sentira obrigados a gastar tanto quanto você gastou com seu filho em troca, o que pode levar a sentimentos de ressentimento.

Seguindo nossas dicas para a compra de brinquedos para as crianças, temos certeza que você vai encontrar o presente ideal de dia das crianças sem acabar com suas economias e o mais importante de tudo: deixando a criança muito feliz.

Qual presente de dia das crianças foi seu favorito? Por que foi seu presente favorito?