Afiar uma faca é. com certeza, a parte mais difícil de ter uma faca. Seja ao afiar uma faca com lixa, afiar a faca no esmeril, afiar faca na pedra, ou sendo criativo, ao afiar a faca com papel alumínio, a tarefa não é tão fácil de ser executada. Você vai precisar de cuidados especiais e técnicas, para que o fio da faca se mantenha por um longo tempo.

Preparando-se para afiar uma faca

O aço inoxidável moderno, componente principal da maioria das facas de hoje em dia, é muito duro. Quando corretamente afiado, ele mantém o corte por muito tempo.

Para afiar uma faca, você deve ter um afiador de alta qualidade que possui uma superfície abrasiva, e uma superfície de acabamento, como pedra dura ou uma cerâmica abrasiva. Uma chaira pode ser usada, mas ao contrário do que muitos podem dizer, seu uso mais apropriado é para manter o fio da faca, e não para afiar em si. O esmeril é também uma boa ferramenta para afiar, mas deve-se tomar cuidado com os excessos, já que ele remove muito material de cada vez. Você pode usar uma gambiarra, como papel alumínio, para afiar a faca. Mas é uma solução temporária. Abaixo, vamos dar soluções definitivas, que vão sempre funcionar para qualquer faca, a qualquer momento.

Afie as facas em sua casa aprendendo as técnicas certas

Com os procedimentos corretos, você pode deixar qualquer faca afiada para qualquer uso. (Foto: www.themanual.com)

Selecione a pedra com a granulação adequada para afiar sua faca

Selecionar granulação adequada para seu kit de afiar facas é o passo mais importante para afiar suas faca. Quanto mais cega a faca, menor a granulação que você precisará para começar a afiar sua faca. Começar com a granulação adequada garante que você alcance o fio que você precisa rapidamente. Se sua faca estiver muito cega ou tem uma lâmina com lascas quebradas, comece com uma granulação menor. A pedra com grãos maiores remove material rapidamente, mas deixa um fio menos acabado. A pedra com grãos mais finos vai deixar o fio da faca com um acabamento melhor, e um fio com melhor corte.

Uma boa rotina é começar com uma pedra de granulado 400 e aumentar para uma pedra de granulada 1000. Para afiar uma faca de sushi, ou uma faca para carpaccio, uma pedra de granulado 3000, e uma pedra de granulado 8000, podem ser adicionadas à rotina de afiar a faca para um fio com um corte mais preciso. Uma pedra de granulado 10000 pode ser um exagero, mas é necessária apenas para a alta culinária. Lembrando que quanto maior o granulado da pedra, melhor o fio, mas mais propensa a ficar cega a faca estará.

Aprenda o ângulo certo para afiar a faca

Este ângulo não precisa ser exato, mas seguir algumas orientações gerais é uma boa ideia. A maioria dos fabricantes de faca recomenda um ângulo de aproximadamente 20 graus. Dependendo do uso de sua faca, você pode aumentar reduzir a partir desse ângulo. Uma faca de carpaccio, por exemplo, nunca é usada em carnes duras. Assim, um ângulo de poucos graus irá produzir uma borda mais fina. Por outro lado, uma faca multiuso pode se beneficiar de um ângulo para afiar maior.

Aplique água ou óleo para lubrificar antes de afiar a faca

Algumas pedras precisam de água, enquanto outras pedras precisam de óleo para afastar as partes que foram lixadas da faca. Basta aplicar algumas gotas de óleo ou de água diretamente na pedra. Um borrifador é recomendado para o processo. O lubrificante que você precisa é determinada pelo tipo de pedra que você está usando. Além de afastas as lascas da faca que forem sendo removidas, o lubrificante também impede que o calor da abrasão atrapalhe seu trabalho de afiar a faca.

Afie a faca

Comece com a pedra de granulação menor para a sua faca. Você vai progredir com cada pedra mais fina até que você tenha atingido o nível desejado de afiação. Coloque sua faca na pedra em seu ângulo de corte escolhido. Um método fácil para determinar o ângulo do olho é visualizar um ângulo de 45 graus e reduzir para a metade desse montante. Isso vai lhe dar uma estimativa aproximada do ângulo, ajudando a ajustar em conformidade para cima ou para baixo. Com um movimento de corte, faça pressão no fio da faca pela pedra com um movimento que começa com a base do fio na pedra e termina com a ponta da faca. O movimento deve se parecer com um padrão de arco, fazendo uma varredura em toda a pedra. Tenha muito cuidado para manter o ângulo da faca na pedra. Facas curvas longas são um desafio adicional, mas contanto que você possa manter o ângulo, você vai afiar de forma muito eficaz. Repita este processo no outro lado da faca e continue repetindo até que você tenha afiado sua faca em todas as granulações de pedra.

Como você sabe que pode ir para um grão mais fino?

Uma área importante, mas muitas vezes confusa, é saber quando você pode passar para uma granulação mais fina. Em pedras com grãos mais grossos, ao afiar um lado você vai notar uma rebarba formando no lado oposto da borda. Esta rebarba é difícil de ver, mas é fácil de sentir. Com muito cuidado para sentir a rebarba, passe delicadamente sua mão do meio da faca para a borda. A rebarba é formada quando a sua pedra remove o material diretamente para a borda. A rebarba vai passar de um lado de sua faca para outro enquanto você afia lados alternados. Certifique-se de ter sentido o salto de rebarba entre os dois lados antes de passar para a próxima pedra mais fina. Isso vai garantir que você tenha afiado os dois lados de forma eficaz. Em pedras de granulação mais fina, a verificação é feita da mesma forma, mas a rebarba é muito menor. Nas pedras com as menores granulações, você pode não ser capaz de perceber a rebarba. Teste o fio da faca usando um pedaço de papel: a faca deve ser capaz de fazer um corte no papel sem que você tenha que segurar o papel com as duas mãos, e sem ter que fazer força com a faca.

Quão afiada minha faca precisa ser?

Na maioria dos casos, quanto mais afiada melhor. Mas quanto mais afiada sua faca, mais vezes você precisará afiá-la. Tenha uma faca para cada tipo de uso diferente, e assim você terá sempre uma faca pronta e afiada. Por exemplo, uma faca para desossar carnes com um fio mais bruto, uma faca com um fio médio para multiuso, e uma faca com fio bem afiado para corte de filés.

Manutenção da faca

Lave e seque bem as facas após o uso. preferencialmente, passe algumas gotas de óleo de cozinha ou azeite para preservar a lâmina. Use a chaira da mesma maneira que você usa a pedra, durante os cortes, para manter o fio da faca. Porém, faça o movimento de afiar com a lâmina virada ao lado oposto da mão que segura a chaira. É uma dica importante, principalmente para quem usa faca para fazer um bom churrasco.

Você tem mais alguma dica para afiar facas? Quais dicas você daria? Quais funcionam para você?