Quando somos jovens, parece que não faltam “melhores amigos”. À medida que amadurecemos, no entanto, a natureza das nossas amizades mudar. Ter ou ser um melhor amigo já não é tão simples quanto rotular alguém nosso melhor amigo ou amiga e ter essa pessoa retribuindo a amizade.

Muitas coisas entram em consideração nesses momentos, que não são tão difíceis de praticar e identificar. Além, é claro, de passar a seguir essas dicas no dia a dia, para começar uma grande amizade.

Como ser melhor amigo de alguém? O conselho principal: companheirismo

Amigos sempre estavam para me dar conselhos e uma perspectiva sobre a minha vida. Amigos estavam lá para a força e coragem. Eles também estavam lá para o riso e encorajamento. Mas as grandes amizades são testada durante momentos difíceis da vida e torna,-se fortaleceu quando vocês enfrentam e superam a adversidade.

Já dizia o velho ditado: “amigo não é aquele que chega separando a briga. Amigo é aquele que chega dando voadora”. O companheirismo é uma das maiores qualidades da amizade. Não significa que você vai acompanhar seu amigo ou amiga em qualquer coisa errada que ele ou ela estiver fazendo. Significa que você vai ser a pessoa a estar do lado do amigo(a) e guiá-lo a fazer o certo, e não tomar decisões das quais vá se arrepender pelo resto da vida.

Como ser melhor amigo de uma pessoa: conheça suas amizades

Às vezes, estamos tão ocupados com a vida e família que nos esquecemos que temos amigos. Precisamos estar cientes de que os amigos em nossas vidas não vão estar lá para sempre. Esteja ciente de que as pessoas com quem você passa o seu tempo livre são seus amigos de verdade. O convívio social é a base de qualquer relacionamento de amizade.

O que é ser um melhor amigo

Amizades de verdade serão companhias para toda a vida. Os melhores amigos, são companheiros para a eternidade. (Foto: www.enkivillage.com)

Quem pode ser melhor amigo? Aquele que procura saber como você está, sem ter motivo pra isso

Não se esqueça que a amizade é uma escolha, não uma obrigação. Se você não valoriza suas amizades, elas acabam desaparecendo. No mundo agitado de hoje, estamos constantemente em movimento. Se ignorarmos nossas amizades, elas se afastar até que um dia nós queremos saber o que aconteceu com as pessoas que eram tão importantes em nossas vidas. E nesse momento, já será tarde demais. Ligue para seus amigos sem motivos. Mande mensagens. Jogue papo pro alto. É assim que você prova sua amizade, e não apenas chamando o amigo para passar o carnaval com você.

Veja como você pode ajudar um amigo em apuros

Não há melhor momento para ser um grande amigo do que em tempos de dificuldades e problemas. Você não tem que resolver o problema, mas você pode ser um ombro amigo, alguém para compartilhar uma refeição, ajudar com uma mensagem de motivação, ou falar as coisas certas nos momentos difíceis.

Muitas vezes, os amigos que estão enfrentando dificuldades não falam nada com você por medo de trazer um peso aos outros. Tive a sorte de ter amigos nos momentos mais difíceis da minha vida, e hoje ser o amigo que está ajudando outros a saírem do momento difícil.

Encontre maneiras de tornar a vida de seus amigos melhor

Você não tem de estender a mão para os amigos apenas durante tempos de dificuldades. Encontre maneiras de agregar valor às vidas de seus amigos. Se eles estão ocupados com um projeto, ou estão com problemas no relacionamento por falta de tempo, ofereça, por exemplo, para cuidar dos filhos do casal. Ou ofereça para cuidar dos bichinhos de estimação, quando os amigos precisarem viajar. Encontre formas de ajudar seus amigos e eles serão verdadeiramente gratos ainda mais capazes de apreciar o tempo que você dedicou a eles.

Passe mais tempo com seus amigos

Isto pode parecer alago tão básico, mas pense quando foi a última vez que você passou algum tempo de qualidade com os seus amigos? Novamente, isso pesa bastante na hora de criar laços permanentes de amizade.

Compreensivelmente, as exigências do trabalho ou da família consomem mais o nosso tempo. Nossa vida diária pode ser uma interminável lista de coisas a fazer, mas é sempre possível definir um tempo reservado para os amigos. Sempre tenha tempo para eles, e isso terá efeitos duradouros para a amizade.

Comunique-se com seus amigos regularmente

Além de não alocar tempo suficiente para gastar com os amigos, a falta de comunicação também afeta suas amizades.
Em um mundo onde a tecnologia faz com que seja tão fácil de se comunicar, chegar a um amigo hoje em dia requer apenas uma mensagem de texto rápida, um breve email, telefonema ou visita. Seja proativo em manter em contato, mesmo que seja apenas para dizer Olá e ver como eles estão.

Incentive e ajude seus amigos nos sonhos deles

Quando os amigos estão perdidos, confusos ou procuram os seus conselhos, ouça e ajude a guiá-los. Muitas pessoas na vida são rápidos em abater os sonhos ou a paixão de alguém. Porém, sem metas ou sonhos, nossas vidas se tornam uma existência sem sentido.

Compartilhe inspiração com os outros, e veja a diferença que faz na sua vida e na deles. Se você está buscando fortalecer a amizade, tentar fornecer conselhos valiosos e construtivos. Mesmo se você acha que as ideias de seu amigo são um pouco fora do comum, ajude-os a pavimentar o caminho certo rumo aos sonhos.

Faça de suas amizades uma prioridade

Gastamos tempo com as relações que são importantes para nós. Nunca ter tempo suficiente não é uma desculpa. Quando você diz que não tem tempo suficiente, o que realmente significa é que você não tem tempo suficiente para sua amizade.

Estamos sobrecarregados com frequência em nossas vidas, mas se a amizade é importante para você, torne-a sempre uma prioridade. Quando você faz das amizades uma prioridade, você se capacita para dizer não a outras coisas menos importantes em sua vida e elevar o valor dos amigos em sua vida. Lembre-se sempre de que os empregos, namoros, e problemas vêm e vão. As amizades é que transcendem a rotina da vida diária.

Negar os defeitos das amizades

Amigos podem perturbar você ou te deixar com raiva por causa de algumas características, maneirismos ou comportamentos. Se eles são bons amigos de longo prazo e você valoriza o relacionamento, não negue os defeitos de seus amigos e seus defeitos, mas aprenda a lidar com esses obstáculos.

Independentemente de raça, cor ou credo, as pessoas são pessoas. Todos temos as nossas qualidades positivas e negativas.
Por mais difícil que possa ser, por vezes, ignore um defeito irritante ou desagradável, e aprenda a aceitá-lo por causa de sua longa amizade com a pessoa que você valoriza. Negar ou tentar mudar seu amigo só vai deixar os dois lados da história magoados.

Limite suas expectativas quanto às amizades

Muitas vezes, quando os amigos nos deixam com raiva ou chateados, é geralmente por causa de expectativas irrealistas quanto aos nossos amigos.

Esperamos amigos para nos agradecer por gestos amáveis, para nos ligar em nossos aniversários ou lembrar de eventos importantes. No mundo real, porém, amigos cometem erros e nem sempre fazem o que você acha que deveriam.

A maneira mais fácil de arruinar uma amizade é permitir que esse tipo de atitude te deixe fora de controle. Pare de esperar que as pessoas se comportem da maneira que você espera. Na verdade, reduzir expectativas ou demandas de amigos vai reduzir a potencial decepção.

Bons amigos são difíceis de encontrar. Valorize as amizades que você tem e que vão durar uma vida inteira. Tudo isso, feito como parte da amizade, será o que você precisa para fazer e ter um melhor amigo.

O que você faz para manter suas amizades? Como você cultivou seus melhores amigos?