Podem ficar tranquilos: aqui não vai ter ninguém recomendando livro de escola para você ler não. Aqueles livros que você foi obrigado a ler para o vestibular, ou para fazer uma prova. Aqui, vamos ser sinceros, e recomendar obras que te incentivarão a continuar lendo outras. Pode ser que você goste de um estilo ou outro melhor, mas vá testando até encontrar seu autor e estilo favoritos. Tentamos ser o mais ecléticos possíveis para ajudar vocês.

Livros para não começar a ler

Antes de começar, um conselho: não comece lendo Shakespeare, Tolkien, José de Alencar, Machado de Assis, Ernest Hemingway, Saramago, e todo esse pessoal mais “fodão” da literatura. Apesar de muitas de suas obras serem excelentes, a leitura pode ser muito difícil e chata para quem está começando a gostar de ler, além de frustrante. Evite esses autores pelo menos no começo, ok?

Melhores livros para começar a ler: Coleção Vagalume

A série vagalume reúne vários títulos da Editora Ática. São romances clássicos da literatura infanto juvenil brasileira, como Éramos Seis, O Escaravelho do Diabo, A Guerra do Lanche, e muitos outros. O que é mais legal nessa série é a diversidade, que vai desde o thriller, passando pelo romance, e até ficção científica! Tudo de um jeito bem fácil de ler, e para agradar a todos.

Não pense que for ser infanto juvenil as obras são para adolescentes. Pelo contrário! Elas são excelentes obras para adultos também!

 

As obras de Pedro Bandeira, principalmente a saga Os Karas

Começando com “A Droga da Obediência” e indo até “A Droga da Amizade”, Pedro Bandeira criou memoráveis personagens que não deixam nada a desejar aos heróis de quadrinhos e livros de hoje em dia. Sabe as crises de puberdade na série Harry Potter? Pedro Bandeira já falava disso há anos. Além da saga, ele também tem muitos contos e outras histórias geniais para quem quer começar a gostar de ler.

Dicas para gostar de ler

Para gostar de ler, livros com uma estrutura simples são bem melhores do que começar com livros complexos, como as grandes obras literárias de todos os tempos. Comece devagar para manter o gosto pela leitura! (Foto: noticias.r7.com)

Livros para homens que não gostam de ler: Alexandre Dumas

Homens gostam de batalhas, de guerras, de lutas, duelos, de histórias heroicas. As histórias de Dumas tem tudo isso. Dumas é mais conhecido pelas saga de a’Artagnan, e seus amigos Os Três Mosqueteiros. Outras histórias desse grande autor são O Conde de Monte Cristo, e Robin Hood. Todas as histórias fáceis de ler, e com tudo que homens precisam para começar a gostar de leitura.

Livros para quem não gosta de ler: Harry Potter e Artemis Fowl

Harry Potter não é unânime, mas é um livro muito fácil de ler, e que tem muita ação, aventura, romance. Os livros são tão bem escritos que dá pra ler até em um dia, se você empolgar na leitura. A saga do bruxo, escrita pela grande JK Rowling, merece todo o crédito possível.

Já Artemis Fowl é uma obra para quem não gosta muito de mocinhos, e querem ver o vilão se dando bem. Misturado a elementos fantásticos (o jovem Artemis rouba o tesouro do mundo das fadas), o autor Eoin Colfer merece todo o crédito de ter criado uma saga de um vilão carismático, inteligente, e muito fácil de ler.

Livros para iniciantes: os livros de Dan Brown

Código Da VInci, Anjos e Demônios, O Símbolo Perdido. Pegue qualquer obra dele, e você terá uma excelente e fácil literatura moderna, envolvendo intrigas, teorias da conspiração, suspense, e muita ação.

Livros para gostar de ler: Cosmos

Imagine que alguém descobriu como explicar a grandeza do universo para uma criança de 3 anos de idade. Então, essa pessoa escreveu um livro, que tem também uma série de TV maravilhosa. Sabe aquela história do astronauta que viu um “pálido ponto azul” que era a Terra? Quem escreveu esse texto foi Carl Sagan, autor de Cosmos. A obra explica a grandeza do universo e da física de forma simples e cativante, agradando a qualquer leitor.

Um livro do Exupéry: Terra dos homens

Quase todo mundo já leu O Pequeno Príncipe, a obra magna de Antoine de Saint-Exupéry. Agora poucos conhecem uma outra excelente obra dele: Terra dos Homens. O livro narra um pouco da vida e da filosofia que o autor tem do mundo, contando inclusive uma história de quando seu avião caiu no deserto do Sahara. É ótimo ler esse livro até para tirar uma onda com quem é fã do Pequeno Príncipe.

Perdido em Marte

Andy Weir é um autor moderno. A obra Perdido em Marte conta a história de um astronauta que em Marte, perde o contato completamente com a Terra, e tem que se virar para sobreviver e se comunicar de novo com seu planeta natal. Eu não acho que a obra seja apenas ficção científica, porque trata MUITO de resolução de problemas, e até um pouco de filosofia. Detalhe que o autor consultou cientistas para ver se as soluções que o astronauta alcança no livro eram realmente possíveis.

Menções honrosas

Todas as obras de Neil Gaiman, um grande autor, são fáceis e gostosas de ler. Dostoiévski, um grande autor russo, tem excelentes obras, mas recomendamos que você comece por Um Jogador. Agosto é um romance policial brasileiro, que envolve policiais, corrupção, e muita investigação.

Quais livros você recomenda para quem quer começar a gostar de ler? Quais são seus livros favoritos?